Aprenda como eliminar os ácaros da sua casa
| Foto:
  • Por Vivenso
  • 26/08/2022 12:50

Você não consegue ver, mas os ácaros estão em todo lugar e sabe o que é pior? Mesmo tão pequenos, esses micro-organismos causam um grande prejuízo à sua saúde respiratória. Por isso, vamos te ensinar como eliminar os ácaros e deixar sua casa mais saudável.

O que são ácaros?

O nome desses seres deriva do grego “akares”, cujo significado é "pequeno". Quando adultos, medem entre 0,25 e 0,75 mm de comprimento. Mas não se engane com seu tamanho: ácaros são aracnídeos, o mesmo filo do Reino Animal que pertencem aranhas e escorpiões.

Os ácaros se adaptam a diferentes ambientes, mas na sua casa a preferência é por locais úmidos, com mofo e no pó da sujeira. Eles se alimentam de material orgânico, preferencialmente das partículas da descamação da pele humana, dos animais domésticos e fungos. Por dia, você perde cerca de 1 g de pele. Sabe onde esse material vai parar? No travesseiro, colchão, lençol, roupas usadas e toalha.

Como identificar os ácaros na sua casa?

Os ácaros são imperceptíveis a olho nu, mas é possível identificá-los quando estão presentes. Algumas dicas vão ajudar nisso.

Descubra como eliminar 99% dos ácaros, fungos e bactérias do seu carpete.

Preste atenção aos ambientes

Eles adoram ficar em ambientes secos (no pó) ou úmidos. O colchão, geralmente, é o local preferido dos ácaros, pois o calor do seu corpo e a umidade da pele são depositados lá. As roupas de cama garantem a escuridão do local, ou seja, perfeito para eles se desenvolverem.

Nessa situação, a dica é: verifique se tem poeira no colchão, travesseiros e lençóis. Realize a limpeza e troque a roupa de cama com frequência. Se possível, deixe o sol e a ventilação entrar no ambiente.

Fique atenta aos possíveis sintomas de alergia

Espirros constantes, coceira nos olhos e nariz, coriza e outras reações alérgicas podem indicar a presença de ácaro. É importante procurar ajuda de um médico especialista, como alergologista, para confirmar o diagnóstico.

Doenças provocadas por ácaros

De forma geral, os ácaros são inofensivos para você e sua família. O problema está nos excrementos deles. Sim, são as fezes deles que carregam um grande poder alérgico.

São as fezes e o próprio esqueleto desses parasitas que entram em contato com as narinas ou com a pele e, assim, provocam os processos alérgicos e infecciosos, capazes de piorar quando estão na presença de vírus e bactérias.

Estas são algumas das principais doenças provocadas por ácaros:

Alergias respiratórias:

A alergia é provocada pelas fezes dos ácaros. Quando você se deita no colchão ou sofá, sua pele é descamada naturalmente e os ácaros aproveitam para se alimentar e defecar.

Cada aracnídeo elimina diariamente cerca de 20 excrementos e, assim, as fezes e ácaros mortos são transportados na poeira fina que se deposita nos móveis e objetos da sua casa.

A alergia se manifesta por meio de sintomas como espirros constantes, coriza, coceira na garganta e nos olhos, rinite e até mesmo asma.

Dermatite atópica

Acontece quando a pele tem uma hipersensibilidade provocada pelo contato com os ácaros. Alguns sintomas são a vermelhidão, coceira e lesões cutâneas.

Conjuntivite

Os ácaros domésticos também são capazes de provocar uma infecção que incomoda os olhos. Geralmente, ela está relacionada à rinite alérgica. Por isso, é importante não passar as mãos nos olhos.

Sarna

Conhecida como sarna ou escabiose humana, essa doença causa uma coceira que incomoda bastante. Isso acontece porque os ácaros formam túneis na pele, onde depositam ovos e excrementos.

Como acabar com os ácaros na sua casa?

A limpeza é o ponto principal do combate aos ácaros. Por isso, é fundamental adotar práticas de higiene e, assim, minimizar a incidência desses parasitas e os efeitos negativos que eles trazem para a saúde.

Como acabar com os ácaros no colchão?

Você não conseguirá eliminar 100% dos ácaros no seu quarto, mas é possível controlá-los com algumas medidas. A mais importante é a limpeza regular do colchão, travesseiros e roupas de cama.

Para realizar essa higienização, você pode fazer a lavagem a seco com bicarbonato de sódio. Coloque o produto no colchão, principalmente nas regiões com manchas, e deixe agir por cerca de 30 minutos. Em seguida, esfregue com uma escova macia e aguarde o mesmo tempo. Finalize com aspirador de pó.

Outra forma de tirar os ácaros do colchão é com vinagre. Misture 200 ml da substância com 4 litros de água e aplique na superfície. Passe suavemente uma escova de cerdas macias e depois um pano limpo e seco. Finalize com o aspirador de pó para remover os restos do parasita e suas fezes.

Dicas para manter a casa livre de ácaros

Esses seres microscópicos estão por toda parte, mas a verdade é que eles adoram habitar o interior das fibras dos travesseiros, almofadas, colchão e sofá. Mesmo assim, é fundamental proteger todos os ambientes da sua casa com estas dicas:

  • Deixe o ar e os raios solares entrarem nos ambientes, quando possível;
  • Limpe a casa semanalmente;
  • Troque as roupas de cama semanalmente;
  • Evite lavar colchão e travesseiros com água, pois a umidade pode acumular fungos (mofo);
  • Limpe com regularidade carpetes e tapetes;
  • Troque a vassoura pelo aspirador de pó, de preferência um que não deixa a sujeira retornar para o ambiente, como acontece com os modelos convencionais.

Casa livre de ácaros, fungos e bactérias

O Smartcleaner VIVENSO é um aspirador de pó moderno que utiliza água como filtro. A sujeira não retorna para o ambiente, como acontece com outros aspiradores.

Esse equipamento não retém as sujeiras aspiradas em um saco de filtro, saco de poeira ou filtro HEPA, como os aspiradores convencionais. Ele tem um separador de partículas, que leva a sujeira direto para um reservatório.

Uma vez lá, as partículas de pó e água se misturam e a contaminação não volta ao ambiente. O que retorna é um ar puro, fresco e renovado.

Outras vantagens do VIVENSO para seu dia a dia:

  • Limpa carpetes e estofados não apenas na superfície, mas até os poros;
  • Realiza limpeza a seco;
  • Limpa carpetes, estofado e assentos do carro;
  • Limpa colchões e cabeceiras da cama para uma noite de sono mais saudável e tranquila;
  • Limpa pisos e janelas;
  • Limpa pelos de animais;
  • Permite colocar aromas dentro do aspirador para promover a aromaterapia nos ambientes;
  • Você pode acoplar a escova elétrica ao VIVENSO. Aliado ao sistema de vibração de 6.500 rotações por minuto, a sujeira e os ácaros se desprendem e são aspirados para dentro do super aspirador Vivenso. Seu colchão fica limpo em apenas 2 minutos.

Clique aqui, agende uma demonstração gratuita na sua casa e conheça VIVENSO.