Ambientes climatizados e com ar purificado podem estimular a melhora da produtividade no trabalho
| Foto: Shutterstock
  • Por VRF Engenharia
  • 03/09/2021 18:10

Uma boa configuração do ambiente de trabalho interfere diretamente na qualidade do rendimento profissional. Seja em um escritório ou em home office, fatores como iluminação, temperatura, ventilação e qualidade do ar influenciam na performance e no alcance de bons resultados na jornada de trabalho.

A poluição do ar, assim como a variação de temperatura, estão entre os problemas que podem afetar a produtividade no trabalho. Contudo, há uma série de soluções viáveis que podem ser implantadas para mudar esse cenário. Estar atento e investir na melhoria desses espaços pode trazer uma série de benefícios a curto e longo prazo para funcionários e empregadores.

Qualidade do ar é sinônimo de qualidade de vida

Um estudo do World Resources Institute (WRI) Brasil sobre a qualidade do ar indica que a poluição tem impacto direto para além da nossa saúde e do meio ambiente. A economia, por exemplo, também é prejudicada pela má qualidade do ar. A exposição aos poluentes tem relação direta com a queda de produtividade no trabalho.

Outra pesquisa, desenvolvida pela Universidade Nacional de Cingapura, revela que características como consistência, velocidade e coordenação tendem a ser prejudicadas em ambientes onde não há atenção para a qualidade do ar. Ou seja, garantir o acesso a espaços em que o ar seja filtrado e circule em boas condições tem impacto positivo na saúde e no rendimento dos profissionais.

Além desses pontos, durante a pandemia do coronavírus, a atenção voltada para a qualidade do ar precisa ser redobrada. Aparelhos de ar-condicionado, quando corretamente instalados e bem cuidados, garantem um importante auxílio no processo de filtragem do ar.

Segundo a Associação Brasileira de Ar Condicionado, Refrigeração, Ventilação e Aquecimento (ABRAVA), quatro fatores são essenciais para o bom funcionamento desses aparelhos: renovação, filtragem, controle de temperatura e umidade e monitoramento da qualidade do ar.

VRF Engenharia: soluções para ambientes climatizados

A VRF Engenharia, empresa curitibana de climatização, especializada em sistemas de tratamento do ar de ambientes, oferece diferentes serviços para que o ar-condicionado se torne um aliado na produtividade do trabalho, bem como na garantia de ambientes seguros para a saúde dos funcionários.

Do desenvolvimento do projeto de instalação à manutenção dos aparelhos, a VRF Engenharia conta com profissionais altamente qualificados para a realização desses serviços.

Acesse o Portfólio da empresa e conheça alguns dos projetos de climatização realizados pela equipe.