Ambientes hospitalares demandam cuidado regular com a qualidade do ar
| Foto: Shutterstock
  • Por VRF Engenharia
  • 03/09/2021 18:37

No Brasil, as diretrizes relacionadas aos padrões de qualidade do ar em ambientes climatizados estão presentes na Resolução RE 09/2003 da Anvisa. Em ambientes hospitalares, a ventilação adequada é um fator importante para manter a qualidade do ar e preservar a saúde de colaboradores e pacientes.

Segundo uma pesquisa da UFSC, "no  caso  específico  de  uma  unidade  de  saúde,  a  qualidade  do ar  pode  exercer  uma  influência  direta  e  significativa  na  velocidade de recuperação dos pacientes e na ocorrência de infecções hospitalares”, ou seja, a circulação, filtragem e purificação do ar são pontos de extrema relevância nesses espaços.

Sendo assim, com o equipamento ideal, manutenções e higienizações periódicas, é possível evitar que fungos, bactérias e outros microorganismos prejudiciais à saúde se propaguem pelo ambiente.

Como avaliar a qualidade do ar?

Considerando a preocupação com a saúde, a segurança e o conforto dos ocupantes desses locais, é preciso investir em ferramentas de avaliação da qualidade do ar em ambientes climatizados artificialmente. Esse recurso permite avaliar a concentração de microorganismos, como fungos e bactérias, assim como de dióxido de carbono (CO2).

A partir do resultado dessa análise, é possível acionar empresas especializadas em climatização de ambientes e em manutenção de aparelhos de ar condicionado para corrigir eventuais problemas e reduzir os riscos de transmissão de doenças pelo ar. A VRF Engenharia tem estrutura completa para prestar consultoria, elaborar projetos de ar condicionado, fornecer e instalar os melhores climatizadores e proporcionar bem estar, tranquilidade e maior qualidade do ar.

Cuidado com a escolha de equipamentos

É importante destacar que o mercado conta com uma série de modelos de condicionadores de ar de alta tecnologia e qualidade voltados para atender toda e qualquer demanda. Por isso é essencial avaliar com precisão qual é a alternativa mais indicada para cada ambiente.

A escolha correta dos equipamentos, aliada a serviços especializados de projeto e instalação, são condições fundamentais para usufruir dos benefícios e bem estar da climatização.

Acesse o site da VRF Engenharia e confira os principais sistemas de climatização disponíveis no mercado e solicite um orçamento!