Escadas pressurizadas: mais segurança para seu edifício
| Foto: Shutterstock
  • Por VRF Engenharia
  • 03/09/2021 18:28

A segurança sempre é um ponto de preocupação em edifícios comerciais e residenciais. Garantir o bem-estar das pessoas que circulam nesses espaços deve ser uma das prioridades de construtoras e mantenedores de espaços já existentes.

As saídas de emergência são a principal forma de evacuação de um edifício em situações de emergência, como é o caso de incêndios. Por isso, os requisitos básicos para a instalação de escadas de emergência são determinadas pelo corpo de bombeiros de acordo com a legislação de prevenção e combate a incêndios e a desastres.

Escadas Pressurizadas

No Paraná, as escadas à prova de fumaça pressurizadas podem substituir modelos mais tradicionais de escada de emergência, desde que atendam às exigências da NPT 013/14, norma referente à pressurização de escadas de segurança.

A pressurização evita a introdução de fumaça e gases tóxicos em ambientes industriais, comerciais e também em escadas de incêndio. Este recurso faz uso de um sistema de insuflamento mecânico de ar nesses espaços.

Por ser um sistema que pode ser utilizado em diferentes ambientes, não apenas em escadas de emergência, a pressurização confere segurança e eficiência na preservação da saúde e bem-estar dos indivíduos, evitando que gases tóxicos sejam inalados.

A alta concentração de dióxido de carbono (CO2) em um ambiente pode trazer diversas consequências para nossa saúde — desde quadros dor de cabeça, em casos leves, até cenários de perda de consciência quando há altíssimas concentrações de gás carbônico. Nesse sentido, a pressurização de ambientes também é uma política de redução de danos.

VRF Engenharia

Além de equipes altamente qualificadas, a VRF Engenharia oferece assessoria completa, do projeto de engenharia a serviços de manutenção periódica. A empresa atua com destaque para implantação de sistema VRF, obras dutadas, além de sistemas e serviços complementares como exaustão, pressurização, renovação do ar e automação. Recursos que proporcionam mais eficiência e valor aos empreendimentos.

A VRF Engenharia atua há mais de 20 anos no mercado curitibano e tem um vasto portfólio com projetos que contemplam a pressurização de diferentes ambientes.

Acesse e conheça as soluções da VRF.