Segurança e garantia na manutenção são critérios essenciais ao contratar um serviço de climatização
| Foto: Shutterstock
  • Por VRF Engenharia
  • 03/09/2021 18:20

Ao contratar qualquer tipo de serviço para a casa ou ambiente profissional, é necessário considerar alguns fatores no momento da escolha dos profissionais ou empresas que irão realizar o serviço. Quando o assunto é o serviço de instalação de climatizadores, é preciso avaliar não apenas o valor do serviço prestado, mas ter em mente também questões como segurança, garantia e manutenção dos aparelhos.

Cleber Roberto Campos é gerente comercial da VRF Engenharia, empresa de climatização com mais de 20 anos de atuação em Curitiba. Ele destaca que a empresa é credenciada para realizar a instalação e a manutenção dos aparelhos dos maiores fabricantes mundiais da área de climatização.

“Nós também possuímos um corpo técnico composto por engenheiros, arquitetos, projetistas e profissionais treinados para prestar o melhor atendimento e garantir a segurança do serviço. Além disso, nossas equipes de instalação são próprias e levam maior confiabilidade ao cliente”, complementa.

Do projeto à manutenção: todas as etapas exigem cuidado

O primeiro passo ao optar pela instalação de um aparelho de ar-condicionado é verificar e avaliar as possibilidades do espaço em que o serviço será realizado. Um prédio residencial, por exemplo, precisa obedecer a normas de segurança e possuir a estrutura necessária para a instalação.

Outros fatores, como a configuração da rede elétrica, regulagem e limpeza dos filtros, são pontos importantes de atenção. Para garantir que tais normas sejam cumpridas, o Governo Federal regulamentou em 2018 a manutenção de instalações e equipamentos de sistemas de climatização de ambientes, sancionada pela lei 13.589.

Segundo o primeiro artigo da legislação, “todos os edifícios de uso público e coletivo que possuem ambientes de ar interior climatizado artificialmente devem dispor de um Plano de Manutenção, Operação e Controle – PMOC dos respectivos sistemas de climatização, visando à eliminação ou minimização de riscos potenciais à saúde dos ocupantes’.

Portanto, contratar profissionais e empresas que contam com técnicos regulamentados se faz essencial no momento de instalação.

Atenção à qualidade do ar!

Além disso, para manter os aparelhos em bom estado de funcionamento e garantir a boa qualidade do ar que circula nos espaços onde há climatização, é preciso cuidar regularmente da manutenção do sistema.

A limpeza profissional dos filtros de ar-condicionados, por exemplo, deve ser realizada pelo menos uma vez ao ano, ou seis meses para ambientes que possuam animais de estimação. Além dessa higienização, também é recomendado a realização de um plano periódico de manutenção preventiva, que deve ser feito por um profissional credenciado e habilitado.

Confiabilidade na prestação de serviços

A VRF Engenharia conta em seu corpo técnico com profissionais altamente qualificados para apresentar as soluções ideais de engenharia de climatização. Além disso, presta serviços de reconhecido padrão de qualidade, incluindo consultoria, projeto e instalação de ar condicionado do tipo central, variados sistemas de climatização e outros recursos.

Acesse e conheça melhor todos os serviços prestados pela VRF Engenharia.