O community college é boa opção para quem pensa em fazer uma graduação internacional.
O community college é boa opção para quem pensa em fazer uma graduação internacional.| Foto: Divulgação
  • Por Wizard em Curitiba
  • 13/03/2020 01:01

Estudar no exterior pode abrir muitas portas profissionalmente, mas o que nem todo mundo sabe é que, além das universities e colleges, existem as community colleges, uma opção de intercâmbio barato, e tão proveitoso quanto os tradicionais cursos de ensino superior nos Estados Unidos. Não conhece as community colleges? Continue lendo o artigo para saber mais!

O que é Community College?

Community colleges são instituições de ensino, assim como as universities e colleges, mas com uma diferença: a community oferece cursos profissionalizantes de dois anos e, ao final deles, um diploma chamado associate degree.  Em português, Community College significa “faculdade comunitária”.

Dúvidas sobre Community College

Por que optar por um curso em Community College?

Para brasileiros que almejam fazer um intercâmbio e estudar em uma universidade americana, escolher community college pode ser a porta de entrada. Após concluir o curso, o aluno recebe o associate degree, que permite que o intercambista faça um processo de transferência para uma university e, após mais dois anos de estudo, complete o bacharelado no exterior.

Quanto custa estudar em Community College?

Em community colleges, o investimento costuma ser menor quando comparado ao que é feito em uma universidade tradicional no exterior. É possível investir um pouco mais nos últimos dois anos de graduação, que ocorrem a partir da transferência para uma university.

É obrigatória a transferência para uma University?

Se você estiver se perguntando isso, a resposta é não. Porém, para os alunos que pretendem seguir carreira no Brasil, é indicado que a transferência seja feita, já que aqui o único diploma que vale no currículo é o bachelor’s degree (diploma de bacharel).

Para as universidades mais concorridas, é mais difícil conseguir a transferência. Mas há universidades grandes e bem colocadas que possuem acordos com community colleges, que promovem transferência automática dos alunos, após a conclusão dos dois anos de aulas.

Vantagens de estudar em Community College

  1. Aproximação maior entre alunos e professores, por serem instituições de estrutura menor;
  2. Critérios de aprovação menos rigorosos em relação às faculdades tradicionais;
  3. Custo menor quando comparado ao das faculdades tradicionais;
  4. Três períodos de entrada ao ano;
  5. Cartas de recomendação.

Prepare-se aprendendo um novo idioma

Muitas pessoas que se interessam por estudar no exterior, não sabem que existem alternativas mais baratas e diferentes das tradicionais, como por exemplo alguns lugares além dos Estados Unidos para se fazer intercâmbio. Entender como funciona uma viagem de estudos no exterior e quais são as possibilidades disponíveis são tópicos essenciais para que o aluno viva essa experiência internacional da melhor forma e com o custo ideal.

Outra coisa que não pode faltar para que você realize o sonho de estudar no exterior é uma segunda língua – e nisso a Wizard by Pearson em Curitiba também pode ajudar! Confira os cursos de idiomas e matricule-se na unidade mais próxima de você para viajar preparado para estudar seja numa community college ou university.