Tapete na sala de jantar. Colocar ou não?
Tapete na sala de jantar. Colocar ou não?| Foto: Divulgação
  • Por WP Home
  • 21/02/2020 14:33

Tapete na sala de jantar. Colocar ou não? A questão ainda suscita algumas dúvidas. Mas profissionais da decoração apostam que os ambientes de estar e jantar só têm a ganhar com essa escolha.

Os tapetes acrescentam o clima que você deseja ao ambiente. Quer aconchego? As tramas e cores podem ajudar. A ideia é acrescentar contemporaneidade? Invista nos geométricos e cores. Os tapetes também protegem o piso de eventuais riscos e ainda podem esconder aquele defeito ou imperfeição. Eles são abafadores de ruídos por natureza – adeus ao barulho de arrastar cadeiras. E o mais importante, são confortáveis.

Tamanho

Porém, por ser um ambiente de refeições, a medida requer alguns cuidados. A empresa curitibana WP Home dá algumas dicas para a escolha do tapete deste ambiente tão particular. O mais básico – esse para todos os espaços – é saber as medidas da sala de jantar e o tamanho da mesa. O ideal é que sobrem de 50 a 70 cm em todas as extremidades. Assim, as pessoas podem arrastar a cadeira em cima do tapete.

Por exemplo, para uma mesa de seis lugares com as medidas 1m x 1,80m, o ideal é um tapete com tamanho 2m x 2,50m para que sobre relativo espaço nos lados.
Por exemplo, para uma mesa de seis lugares com as medidas 1m x 1,80m, o ideal é um tapete com tamanho 2m x 2,50m para que sobre relativo espaço nos lados. | Divulgação

Também é possível investir em contornos diferentes para a peça. Leve sempre em consideração o formato da mesa. Via de regra, tapetes quadrados harmonizam melhor com tampos redondos e quadrados. Já os retangulares combinam com móveis retangulares e ovais.

Cor e estampa

Para a sala de jantar é importante considerar a altura do pêlo e a composição do tapete na hora de escolher. A recomendação da WP Home são pelos tapetes que tenham o pêlo curto ou modelos de sisal sintético. Como não acumulam sujeira entre os pêlos, a limpeza fica bem mais fácil.

A cor e estampa são outros atributos a se pensar. Durante a escolha tenha em mente as cores da mesa e das cadeiras para que tudo fique mais harmônico. O tapete da sala de jantar não precisa ser igual ao do estar. Aliás, nem devem. O legal é buscar algo em comum entre eles: a textura, a cor ou até mesmo a moldura de acabamento. Depois, explore as combinações.

Na loja online da WP Home, você encontra milhares de opções de tapetes para todos os ambientes e em estilos que vão do clássico, passando pelo geométrico, até o vintage. São diversas opções de tamanhos e medidas. Mas se nenhuma medida condizer com seu ambiente, é possível personalizar a medida do seu tapete. Também há tapetes em pronta entrega.