Saiba como escolher o tapete ideal para sua sala!
| Foto: Divulgação
  • Por WP Home
  • 06/02/2020 14:44

A sala sem dúvida alguma é um dos ambientes mais importantes de um lar. É a porta de entrada para aquela visita especial, ambiente de aconchego para a família e também onde geralmente as pessoas se reúnem para passar mais tempo no dia a dia. Nada mais natural então que a decoração desse espaço seja trabalhada de forma única, o que sem dúvida está ligado a um tapete bem escolhido.

Um belo tapete é quase uma obra de arte desenrolada no chão do ambiente. É impressionante - com a variedade enorme que se tem hoje desse artigo de decoração - a transformação que a sala pode passar quando ele se encaixa de forma adequada, tanto esteticamente, mas também dando praticidade ao local. A empresa curitibana WP Home por exemplo, uma das maiores lojas online de tapetes do País, possui mais de 1.500 opções só para esse ambiente, entre modelos modernos, clássicos, lisos, listrados, estampados, com cores neutras ou vibrantes. Sem contar ainda os peludos, pelo baixo, toque de veludo, com fios de seda, entre tantas opções.

Mas a variedade de opções precisa estar alinhada a algumas dicas para escolher o tapete ideal para sala. A loja virtual referência em tapetes selecionou então alguns pontos que precisam ser bem avaliados para acertar na combinação e deixar o espaço ainda mais lindo. Confira!

De olho no sofá e tamanho do ambiente

Antes de comprar um tapete, o cliente precisa ter uma noção básica das medidas da sua sala. Assim, ele precisa ter em mente que o ideal é que os móveis fiquem em cima do tapete, aproveitando melhor o espaço. Vale dizer que um tapete bem escolhido é capaz de gerar uma maior amplitude do local. Uma sala de um apartamento pequeno, por exemplo, pode ganhar dimensões visuais maiores com a opção correta.

  • sala 1,5x2m
  • sala 3x4m
  • sala 2x2,5m

Agora vem a dica de ouro da equipe da WP Home: leve em consideração o tamanho do sofá. Ele funciona como um guia no momento de optar pela metragem do tapete. O ideal é que sobre 10 centímetros de tapete para cada um dos lados do sofá, com a peça indo embaixo dele. Além disso, é importante, claro, que os dois combinem de alguma forma. Lembre-se: essa sinergia entre produtos precisa acontecer!

Cores, formas e estampas

Sala de estar e TV geralmente contam com tapetes quadrados e retangulares. Mas nada impede, entretanto, que outros formatos não sejam aceitos, dependendo da disposição que se deseja no local e, claro, a ousadia em criar. Em relação a estampas, tapetes listrados e com geometrismo caem super bem, são chiques, e remetem a lugares neutros. Cuidado para não exagerar nas combinações diferentes com outros móveis e mantenha as proporções do local. Não use, por exemplo, geometrismos grandes em salas pequenas.

Outra dica básica mas que faz toda a diferença está em relação às cores. Tapetes com cores mais vivas e claras iluminam o ambiente e, portanto, ampliam visualmente o local. Quando a opção e por cores escuras, o espaço se torna mais rústico e intimista.

E os pêlos?

Não há como negar: um tapete mais peludo transmite um conforto enorme ao ambiente, além de aquecer o local, dar aquele toque chique a mais. O pisar descalço num tapete como esse é como pisar em nuvens! O ponto negativo é falta de praticidade no manuseio para troca de ambiente por exemplo, e também lavá-los, já que se exige maiores cuidados.

Já em relação aos tapetes de pêlos mais curtos e finos têm como característica bacana a variedade de estampas, gerando uma facilidade bem maior para decorar os ambientes, independentemente dos móveis da sala. A limpeza também é super simples e deslocamento tranquilo. Gostou das dicas? Bem, independentemente do estilo de cada um, a WP Home possui um portfólio enorme de tapetes das melhores marcas do mercado com preço excelentes e muitas promoções. Para saber mais, visite www.wphome.com.br.