Cozinhas com ilhas centrais garantem mais colaboração entre os moradores.
Cozinhas com ilhas centrais garantem mais colaboração entre os moradores.| Foto: Divulgação
  • Por Xteel
  • 13/05/2021 12:45

As cozinhas com ilhas são uma tendência do design de interiores e cada vez mais as pessoas optam por esse estilo de estrutura. Além de oferecerem mais espaço ao ambiente, as ilhas permitem mais funcionalidade e proporcionam mais interação entre as pessoas. Saiba mais a seguir.

Tipos de ilhas para cozinha

Existem diversos tipos de ilhas centrais para cozinha: desde as mais simples até as mais completas, com coifas, bancadas, mesas conectadas, armários e gavetas embutidos, entre outros acessórios. Na hora de escolher a ilha ideal para a sua cozinha, leve em consideração o espaço disponível e como ela será utilizada.

Vantagens das ilhas centrais

Em cozinhas com poucas bancadas, a tarefa de preparar refeições pode ser mais trabalhosa, por não haver a possibilidade de cooperação de mais pessoas. A inclusão de uma ilha central pode solucionar esse empecilho, pois as tarefas podem ser executadas simultaneamente em espaços distintos.

Outra vantagem da ilha central na cozinha é o estímulo da interação entre moradores e convidados. Uma ilha central com bancada, por exemplo, permite que familiares e amigos se acomodem próximo da pessoa que está preparando as refeições.

Ilhas centrais com bancadas promovem a interação entre convidados e moradores.
Ilhas centrais com bancadas promovem a interação entre convidados e moradores.| ShutterStockl

Ilhas centrais mais funcionais

A ilha central pode ser projetada para acomodar o fogão cooktop, a pia ou outros acessórios, conforme você preferir. Por isso, em alguns projetos, as ilhas centrais deixam de ser apenas apoio para o momento do preparo das refeições e passam a ser protagonistas da cozinha, garantindo mais praticidade e funcionalidade ao dia a dia.

Um exemplo dessa personalização é a inserção de uma cuba workstation, que ganha novas funções e se torna mais uma superfície de trabalho na cozinha. Além disso, as cubas workstation otimizam o espaço e proporcionam mais agilidade na execução das tarefas diárias na cozinha.

As cubas workstation oferecem mais praticidade e agilidade no preparo dos alimentos
As cubas workstation oferecem mais praticidade e agilidade no preparo dos alimentos| Xteel

A linha de cubas Dynamic Sink da XTEEL é uma ótima solução para aproveitar o espaço da ilha central e torná-la mais versátil. As cubas podem receber diversos tipos de acessórios, também oferecidos pela XTEEL, que facilitam ainda mais na hora de cozinhar.

Além de serem fabricadas com materiais de alta qualidade e possuírem acabamento em inox escovado, as cubas da XTEEL também garantem um design minimalista, moderno e aconchegante ao ambiente. Acesse aqui o site ou leia o QR Code abaixo e conheça todos os produtos da XTEEL.