Algumas mudanças de comportamento podem ajudar a economizar gasolina
Algumas mudanças de comportamento podem ajudar a economizar gasolina| Foto: Shutterstock
  • Por Zacarias Chevrolet
  • 01/12/2021 09:16

O aumento no preço da gasolina, que já acumula alta de 73% no ano, dificultou a rotina de todos os brasileiros, tanto de forma indireta influenciando nos preços de produtos e custos de serviços, quanto de forma direta para aqueles que dependem desse meio de transporte, seja para lazer ou diariamente para o trabalho.

Se você é dono de um veículo, com certeza o orçamento mensal para mantê-lo tem sido uma fonte de preocupação.

Por isso, nesse período difícil é essencial ficar atento e se planejar para realizar mudanças. Atitudes como: realizar trajetos mais curtos, fazer manutenções mecânicas ou até mesmo mudar o seu modelo de trabalho para home office ou modelo híbrido são algumas formas simples de economizar.

Mas isso nem sempre é fácil de fazer.

A boa notícia para quem está se perguntando como gastar menos gasolina, é que com algumas mudanças de comportamentos no volante, que podem estar piorando os gastos, ou investimentos em modelos mais tecnológicos, é possível fazer a diferença no seu planejamento financeiro.

Confira 3 formas de economizar com o seu veículo:

  1. Tomar cuidado com a velocidade

    Além de ser um hábito perigoso que pode colocar vidas em risco, trafegar em alta velocidade também gera gastos excessivos. Afinal, o aumento da velocidade faz o motor trabalhar mais e, por isso, acaba consumindo mais gasolina e também desgastando peças que vão precisar de mais reparos mecânicos.

    Portanto, tomar cuidado com a velocidade da sua direção é um ato simples, que faz bem tanto para o bolso quanto para aqueles que estão dirigindo ao seu redor.
  2. Calibrar os pneus com frequência

    Na hora de pensar em como gastar menos gasolina, não esqueça que a estabilidade do veículo e a força que ele precisa fazer para se movimentar são fatores que influenciam diretamente. Ou seja: se os seus pneus estiverem murchos ou inflados demais, ou se as rodas estiverem desbalanceadas, o gasto de combustível será maior.

    Por isso, é importante lembrar sempre de calibrá-los com uma frequência quinzenal, garantindo assim que o seu veículo funcione da melhor forma possível.
  3. Investir em um modelo novo

    Mesmo tomando cuidado com a sua direção e calibrando os pneus frequentemente, se o veículo for muito antigo, ele provavelmente gastará mais combustível do que os atuais. Assim, é importante conhecer as novidades do mercado e fazer as contas para entender quanto você pode economizar investindo em um modelo mais tecnológico e atual.

    O custo-benefício dessa mudança pode fazer toda a diferença, afinal muitas empresas estão melhorando os modelos dos seus carros, oferecendo motores mais eficientes que podem ser a resposta ideal para quem quer saber como gastar menos gasolina sem prejudicar a rotina ou o orçamento da sua família.

Conheça dois modelos econômicos

Nas Concessionárias Zacarias você encontra o Novo Chevrolet Tracker: o carro com motor mais econômico da categoria SUV e o Chevrolet Onix Plus: o carro mais econômico do país segundo o INMETRO.

Clique e saiba mais.