Frenagem automática e sensores de aproximação são algumas tecnologias que trarão mais segurança para o seu dia a dia.
Frenagem automática e sensores de aproximação são algumas tecnologias que trarão mais segurança para o seu dia a dia.| Foto: Shutterstock
  • Por Zacarias Chevrolet
  • 07/12/2021 13:29

O Brasil é conhecido por ter um trânsito intenso e, muitas vezes, perigoso: em 2020, apesar da pandemia do coronavírus ter diminuído o número de veículos em circulação, segundo o Ministério da Saúde, ainda houveram mais de 30 mil mortes em acidentes. Além de serem chocantes, esses dados demonstram a importância de colocar a sua segurança e a das pessoas ao seu redor em primeiro lugar na hora de dirigir.

Investir em um veículo seguro, portanto, é uma urgência de todos.

Por isso, o setor automobilístico está se adaptando cada vez mais: antes, apenas os modelos mais caros do mercado possuíam funcionalidades tecnológicas com foco em segurança no trânsito, mas agora os modelos mais acessíveis também oferecem esse suporte, para que todos possam se proteger.

Sabendo que a vida do motorista e seus passageiros depende de diversos fatores, as empresas estão focando naqueles que elas podem controlar, corrigindo erros com o uso de tecnologia e melhorando os processos que antes eram mais arriscados.

E, com tantas novidades no mercado, é importante conhecê-las melhor para conseguir entender como cada uma pode te ajudar.

Confira algumas funcionalidades tecnológicas que podem aumentar a sua segurança no trânsito:

Alertas e sensores

Muitos veículos oferecem alertas e sensores que protegem a sua vida, o estado do próprio carro e a vida dos pedestres que estão em volta. Alguns exemplos são: o alerta de movimentação traseira, de saída de faixa, de colisão frontal, de esquecimento de pessoas ou objeto, de ponto cego, e o alerta de detecção de pedestre que avisa o motorista sobre a possibilidade de um acidente acionando automaticamente os freios.

O desenvolvimento desses sensores leva em consideração que falhas humanas podem ocorrer com qualquer um, afinal podemos ficar distraídos ou ter algo que está bloqueando a nossa visão no trânsito. Assim, eles surgiram como alternativas inteligentes para facilitar cada vez mais a rotina dos motoristas.

Frenagem automática para evitar colisão frontal

Um dos tipos mais comuns de colisão no trânsito é aquela que acontece entre o seu veículo e o da frente. Para evitar isso, muitos modelos de carro já possuem frenagem automática que evitam ou reduzem a severidade do impacto quando o carro está em uma velocidade de até 80 km/h.

Esse avanço permite que você fique tranquilo e dirija muito melhor sabendo que estará protegido!

Conheça os carros mais seguros do mercado

Nas Concessionárias Zacarias,você encontra o novo Onix , o novo Tracker e o Equinox:  três modelos equipados com tecnologia que oferecem essas funcionalidades de segurança veicular para você e a sua família.

Com eles você vai ficar muito mais tranquilo para dirigir na estrada e nas cidades!

Clique e saiba mais.