• Carregando...
 | /Pixabay
| Foto: /Pixabay

Dos clássicos aos modernos, a literatura infantil coleciona uma variedade de obras para todos os gostos e estilos. A Gazeta do Povo pediu para especialistas que lidam com o mundo infantil, entre profissionais da saúde, escritores, editores e jornalistas, e até mesmo crianças que gostam muito de ler, uma lista de livros que todos os pais deveriam ter em casa para seus filhos.

Foram quase 90 indicações, totalizando 70 títulos diferentes, passando por “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupery; “O País das Maravilhas”, de Lewis Carroll; “Chapeuzinho Amarelo”, de Chico Buarque; “A Bolsa Amarela”, de Lygia Bojunga, e até mesmo os livros da porquinha Peppa e da gatinha Hello Kitty. A seguir, você confere 15 deles.

Leia também: 19 livros que não podem faltar em sua biblioteca

Quem conquistou o primeiro lugar no ranking de mais citados foi o brasileiro Monteiro Lobato, autor do famoso “O Sítio do Picapau Amarelo”, saga de 23 volumes escrita entre 1920 e 1947. “Reinações de Narizinho”, publicado em 1931, também foi o mais lembrado, embora toda sua obra seja merecedora de destaque, segundo os entrevistados.

Na sequencia está Ana Maria Machado, considerada uma das mais expressivas escritoras infantis contemporâneas, membro da Academia Brasileira de Letras desde 2003. “Bisa Bia, Bisa Bel” (1982), “A Jararaca, a Perereca e a Tiririca” (1984), “Mico Maneco” (1988) e “Menina Bonita do Laço de Fita” (1994) foram as obras mais indicadas na enquete.

Ruth Rocha aparece em terceiro lugar. “Marcelo, Marmelo, Martelo”, publicado em 1976, teve mais indicações, seguido do “Almanaque Ruth Rocha”, de 2007, um livro para ser lido o ano inteiro, já que traz um conteúdo diversificado, com histórias, brincadeiras, charadas, canções, experiências científicas, fatos históricos, folclore e curiosidades.

“O Menino Maluquinho” e “Flicts” deram ao desenhista e cartunista mineiro Ziraldo a quarta colocação no ranking. Já “Contos de Grimm”, a famosa coletânea de mais de 200 contos de fadas escritos pelos irmãos Jacob e Wilhelm Grimm, como “João e Maria”, “Rapunzel”, “Branca de Neve” e “Cinderela”, ficaram em quinto lugar.

Leia também: Cinco livros para ler com as crianças nas férias

Veja algumas opiniões:

1.“Reinações de Narizinho”, de Monteiro Lobato:

“O livro nos conta como tudo começou no Sítio do Picapau Amarelo. Gosto muito desse livro porque, apesar de ser grande, a gente consegue ler e imaginar todas as cenas. Ele nos faz entrar no mundo do Sítio e é como se eu estivesse lá com a Emília, a Narizinho, o Pedrinho...”

- Catarina, A menina que indica livros

2.“Caçadas de Pedrinho”, de Monteiro Lobato:

“Este clássico é aventura pura, e das boas. Fala de amizade, coragem, bom senso, criatividade... fala de vida!”

- Daniela Tófoli, diretora de redação da revista Crescer

3.“Mico Maneco”, de Ana Maria Machado:

“Essa coleção surgiu quando a autora morava fora do Brasil e seu filho começou a ser alfabetizado em outra língua. Então ela criou personagens bem brasileiros, em histórias com palavras bastante simples, para que ele fosse alfabetizado, também, em português. Ainda bem, porque desde então muitas outras crianças estão seguindo os passos dele!”

- Ana Oliveira, editora-chefe da revista Pais&Filhos

4.“Menina Bonita do Laço de Fita”, de Ana Maria Machado:

“É meu livro predileto. Os personagens principais são uma menina negra e um coelho bem branquinho. Fala sobre a amizade, o carinho e também a valorização das diferenças das raças”

- Catarina, A menina que indica livros

5.“Bisa Bia, Bisa Bel”, de Ana Maria Machado:

“Recomendo muito. É um livro lindo que retrata as relações familiares, pois conta a história de uma menina chamada Isabel e sua bisavó Bia”

- Ruth Rocha, escritora

6.“Marcelo, Marmelo, Martelo”, de Ruth Rocha:

“Um livro muito importante para o público infantil. Aborda diferentes temas relacionados ao mundo da criança, como relacionamento com os amigos e a família bem, como sentimentos de frustrações”

- Melina Blanco Amarins, psicóloga clínica Hospital Israelita Albert Einstein

7.“Almanaque da Ruth Rocha”, de Ruth Rocha:

“Gosto muito, porque não é um livro que a gente lê tudo de uma vez. Vamos lendo aos poucos, durante todo o ano. Ele tem atividades, contos, músicas, datas comemorativas... muitas coisas legais!”

- Catarina, A menina que indica livros

8.“Flicts”, de Ziraldo:

“Foi meu livro preferido na infância, na adolescência, é na vida adulta e, provavelmente será na velhice. Isso porque foi o primeiro que me emocionou de verdade, chegou a tirar lágrimas dos olhos, sabe como é? Fala sobre exclusão, sobre sentir-se inadequado e sobre procurar, tentar, até achar seu lugar no espaço”

- Ana Oliveira, editora-chefe da revista Pais&Filhos

9.“Contos Maravilhosos Infantis e Domésticos”, dos irmãos Grimm

“Em dois volumes, esta incrível edição da Cosac reúne todos os contos dos irmãos Grimm em suas versões originais, antes de serem adocicadas por diversos escritores que as eternizaram”

- Bia Reis, editora do blog Estante de Letrinhas

10.“O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupery:

“É um livro clássico indicado para todas as idades. A criança tem contato com valores e normas e entende a questão de ter responsabilidade por seus atos”

- Melina Blanco Amarins, psicóloga clínica do Hospital Israelita Albert Einstein

11. “A Casa da Árvore com 13 Andares” e “A Casa da Arvore com 26 andares”, de Andy Griffiths e Terry Denton

“Os dois livros dessa nova série são o incentivo perfeito, divertido e carismático para os pequenos que ainda não criaram paixão pela leitura. Repletos de histórias criativas, os livros são cheios de ilustrações e encantam o leitor sem que ele perceba. O tema principal é uma casa na árvore, que pertence a Andy e Terry (a autora e o ilustrador, respectivamente). Lá você acha pistas de boliche, tanques de tubarões, máquinas que arremessam marshmallows e muito mais. São aventuras malucas que expandem os limites da imaginação”

- Caroline Bigaiski, da editora Fundamento

12. “O Ratinho”, de Audrey Wood

“Esse é uma delícia, literalmente! O rato é muito pequeno, o morango é enorme, mas o urso esfomeado, esse é um gigante. E como fazer para esconder a fruta de um guloso peludo? Bem, o ratinho descobre e divide com a criança que está lendo. A grande sacada é o jeito de escrever, que leva o leitor para dentro da história”

- Ana Oliveira, editora-chefe da revista Pais&Filhos

13. “A Nova Aventura do Ratinho”, de Monique Félix

“Calma, é outro ratinho! Esse pertence a uma série com vários títulos, todos com muitas cores e nenhuma letra. E a graça está realmente aí: na história poder ser compreendida e contada até pelas crianças que ainda não são alfabetizadas. Cuidado: é altamente viciante e você não vai conseguir ter só um livro da coleção”

- Ana Oliveira, editora-chefe da revista Pais&Filhos

14.“Lampeão & Lancelotte, de Fernando Vilela

“Encontrar este livro numa livraria pode ser um desafio, pois é difícil classificá-lo. Já o encontrei em literatura infantil, arte e poesia. Ele é tudo isso e muito mais. Neste livro-obra-de-arte, Fernando Vilela narra o hipotético encontro entre Lampião e Lancelote e traça analogias entre dois mundos que parecem tão distantes”

- Bia Reis, jornalista, editora do blog Estante de Letrinhas

15.“Primeiras Decisões” (Bibi), de Alejandro Rosas

“Gosto de todos os livros dessa coleção. Bibi é uma menininha como nós, que tem medo do primeiro dia da escola, gosta de brincar na água da banheira, etc. Em cada livro, Bibi fala sobre as decisões que precisa tomar na sua primeira infância”

- Catarina, A menina que indica livros

Participaram da enquete: Ana Oliveira, editora-chefe da revista Pais&Filhos; Bia Reis, jornalista, editora do blog Estante de Letrinhas; Caroline Bigaiski, editora da Fundamento; Catarina Bertulucci Trigo, A menina que indica livros; Daniela Tófoli, diretora de redação da revista Crescer; Lucilia Santana Faria, coordenadora da UTI Pediátrica do Hospital Sírio-Libanês; Lenice Bueno, gerente editorial da Editora Salamandra; Maurício de Sousa, cartunista e empresário, criador da “Turma da Mônica”; Melina Blanco Amarins, psicóloga clínica do Hospital Israelita Albert Einstein; Ruth Rocha, escritora brasileira de literatura infanto-juvenil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]