• Carregando...
Em 2006, Charlotte foi Presidente do Júri Internacional na Berlinale e em 2015 ganhou o Urso de Prata de melhor atriz, além de receber uma indicação ao Oscar  | MR/TJ/MAX ROSSI
Em 2006, Charlotte foi Presidente do Júri Internacional na Berlinale e em 2015 ganhou o Urso de Prata de melhor atriz, além de receber uma indicação ao Oscar | Foto: MR/TJ/MAX ROSSI

O Festival de Berlim anunciou que o tradicional Urso Honorário de sua 69ª edição será concedido à atriz Charlotte Rampling.  

A cerimônia de entrega do prêmio em 14 de fevereiro será antecedida de uma sessão especial do clássico “O Porteiro da Noite”, de Liliana Cavani, protagonizado pela atriz.  

Leia também: Veja a lista de indicados ao Globo de Ouro 2019

Ao fazer o anúncio, Dieter Kosslick, diretor do festival, manifestou sua satisfação com a indicação de Rampling.  

“Estou muito feliz que a homenagem deste ano seja dedicada à sublime atriz Charlotte Rampling. Ela é um ícone do cinema não convencional e empolgante”, afirmou Kosslick.  

Carreira

A carreira de Rampling contempla mais de 100 trabalhos no cinema e na televisão. Em 2006, ela foi Presidente do Júri Internacional na 56ª Berlinale e em 2015 ganhou o Urso de Prata de melhor atriz por “45 Anos”, de Andrew Haigh. O mesmo papel lhe rendeu uma indicação ao Oscar naquele ano.  

Leia também: Juliette Binoche presidirá júri da Berlinale 2019

A renomada atriz iniciou sua carreira cinematográfica em 1966. Um dos seus primeiros papéis foi no espirituoso filme britânico “Georgy, a Feiticeira”, dirigido por Silvio Narizzano.  

A repercussão internacional teve início em 1969 na atuação do drama político “Os Deuses Malditos”, de Luchino Visconti. Mas ela será sempre lembrada por seu impressionante desempenho em “O Porteiro da Noite”, que, inclusive, desencadeou uma onda de controvérsias. No filme, ela interpreta uma sobrevivente de um campo de concentração que, por acaso, se encontra mais tarde com o oficial nazista da SS, que tinha sido seu opressor.  

Um de seus sucessos mais recentes foi em “Hannah”, de Andrea Pallaoro, retrato íntimo de uma mulher que lida com as consequências do encarceramento de seu marido, papel que lhe rendeu a Copa Volpi de melhor atriz no festival de Veneza de 2017.  

O tributo na Berlinale será acompanhado de uma retrospectiva de seus principais trabalhos.  

O Festival de Berlim acontece de 07 a 17 de fevereiro. Conforme já divulgado, o Júri da Mostra Internacional será presidido pela atriz Jullette Binoche e o filme de abertura será “The Kindness of Strangers”, de Lone Scherfig.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]