• Carregando...
"Disclaimer" coloca Cate Blanchett em trama quebra-cabeça
“Disclaimer” traz a australiana Cate Blanchett em trama quebra-cabeça| Foto: Apple TV+/Divulgação

O que acontece quando dois ganhadores de Oscar se juntam e fazem uma minissérie? O resultado é um dos melhores produtos de suspense do ano. Ao menos, é isso que aconteceu com Disclaimer, disponível no Apple TV+. Em apenas sete episódios, o diretor mexicano Alfonso Cuarón e atriz australiana Cate Blanchett comandam uma história não-linear que apresenta a vida de Catherine Ravenscroft, uma documentarista premiadíssima.

Ela parece viver um momento ótimo da carreira, até que certa noite recebe por correspondência um livro. Catherine começa a lê-lo e decide queimá-lo, após ficar horrorizada com o conteúdo. O espectador não entende muito bem o motivo. Além desse núcleo, a trama havia retratado até então a viagem de um jovem casal pela Itália e o drama de um idoso chamado Stephen Brigstocke, que está enlutado e foi demitido da escola em que lecionava. 

Ainda no primeiro capítulo, tudo se esclarece: Catherine se assusta porque o livro é sobre ela e um segredo obscuro de seu passado. E quem o publicou? Foi justamente o ex-professor idoso, que a acusa de ser responsável pela morte de seu filho, afogado em uma praia na Europa. Com essa conexão inesperada dos três personagens da história, quem assiste a Disclaimer percebe que essa é uma típica trama quebra-cabeças.

Cate se destaca na atuação desde o princípio, justificando o Oscar que ganhou por Blue Jasmine e a indicação para Tár (que deveria ter rendido outra estatueta)Já Cuarón, oscarizado com Gravidade e Roma, brilha pelas técnicas refinadas de filmagem e por seu roteiro cuidadosamente estruturado. Desde o princípio, ele segura a informação de quem fala a verdade: Catherine ou Stephen Brigstocke? 

Personagens imperfeitos

A revelação do passado acaba pintando só no último episódio, enclausurada magistralmente pela decisão de esconder a verdade por meio de um narrador não confiável. Dessa forma, além de oferecer um bom mistério, Disclaimer acaba gerando uma discussão sobre a verdade, algo bastante em voga nos últimos tempos. Uma boa sacada de Cuarón. 

O formato de minissérie também é acertado, pois estender a história muito mais deixaria o desenrolar chato. E, mesmo que não seja seu terreno costumeiro, Cate Blanchett mostra que consegue trabalhar muito bem quando está longe das telonas dos cinemas. Ela se destaca especialmente quando sua personagem descreve o passo-a-passo que levou o garoto à morte. Não é difícil imaginar seu nome pintando na categoria de Melhor Atriz no Emmy de 2025, a principal premiação da televisão. 

Quem for assistir deve estar preparado para acompanhar personagens que são imperfeitos. Todos parecem esconder algo e apresentar alguma falha de caráter grande, uma tendência moderna. Só que isso não estraga a minissérie. É justamente essa abordagem que faz com que Disclaimer tenha cenas muito bem atuadas por Cate, pelo veterano Kevin Kline e até pelo ator Sacha Baron Cohen, famoso por viver o protagonista de Borat – O Segundo Melhor Repórter do Glorioso País Cazaquistão Viaja à América.  Trata-se de um excelente suspense com grandes tons dramáticos. 

  • Disclaimer
  • 2024
  • Sete episódios
  • Indicado para maiores de 14 anos
  • Disponível no Apple TV+
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]