• Carregando...
Personagem de January Jones em “Mad Men” se tornou obesa. | Divulgação
Personagem de January Jones em “Mad Men” se tornou obesa.| Foto: Divulgação

A gravidez é um milagre. Mas é também uma imensa dor de cabeça para a indústria do entretenimento.

Programas de tevê que têm muito tempo de estrada com frequência precisam encontrar maneiras criativas de lidar com a gravidez de uma atriz, dadas as longas rotinas de filmagem e os enredos que se entrecruzam.

No episódio da última noite de terça de “New Girl”, a série seguiu numa direção inusitada: sumiram completamente com a personagem de Zooey Deschanel. Megan Fox, outra moça morena esbelta e bonita, irá fazer o papel de uma sublocatária chamada Reagan durante alguns episódios, enquanto Deschanel estiver de licença-maternidade.

Leia também: 27 filmes para você ver, rever e jamais enjoar

Mas, na maior parte do tempo, mesmo numa indústria como essa, extremamente preocupada com o corpo dos membros do elenco, as séries costumam ou incluir a gravidez na história ou esconder a barriga com uma combinação de uso inteligente do figurino e truques de câmera.

Todos os tipos de programas estão sujeitos a isso, desde seriados de renome e com muito tempo no ar, como “Frasier” e “Seinfeld”, até séries de ação como “Alias” e comédias peculiares como “30 Rock”.

Truques

Optar por esconder a gravidez exige auxílio tanto dos departamentos de figurino quanto de acessórios. “Quando chega o final da gravidez, é um imenso trabalho em grupo”, disse a figurinista Kirston Mann, que trabalhou com atrizes grávidas em seu programa atual, “Brooklyn Nine-Nine”, além de “Parks and Recreation”, “United States of Tara” e “Up All Night”.

“Sim, a gente arranja uns sacolões grandes (para elas segurarem) e o pessoal dos acessórios pega cestos de roupa suja, e às vezes é só as atrizes aparecerem sentadas... o resto é ângulo de câmera e posicioná-las atrás dos outros atores”.

Barrigão

A lista a seguir mostra histórias de bastidores de como séries de TV lidaram com gravidezes, organizada por atriz, série, o que foi feito e se o esquema funcionou.

Zooey Deschanel

“New Girl”

O que foi feito?

Esconderam... a gravidez e a atriz. A quinta temporada implementou as mesmas loucuras de sempre a princípio, inclusive mostrando Jess (Deschanel) de cama depois de ter quebrado vários ossos caindo das escadas, depois tendo que andar de scooter. Mas então tiraram Deschanel do programa durante seis episódios (a personagem foi convocada a participar de um júri), abrindo espaço para a entrada de Reagan (Megan Fox).

Funcionou?

É meio estranho um seriado com o nome de “New Girl” sem ter a personagem titular. Mas foi certamente um modo original de tratar do problema.

Melissa Fumero

“Brooklyn Nine-Nine”

O que foi feito?

Esconderam. Era cedo demais para o casal Amy (Fumero) e Jake (Andy Samberg) já terem uma criança a caminho. Amy usa silhuetas e roupas bem normais até metade da terceira temporada, quando começam a aparecer sacolas grandes e pastas seguradas contra o corpo. “Nós fazíamos isso de colocar uma blusinha preta por baixo com um suéter de cor mais clara em cima, de modo que o seu olhar não vá direto para a barriga”, disse Mann. “Ou então colocamos uma roupa inteira escura, de tom sólido. Assim fica sempre uma linha de centro que é estreita e vertical e o que quer que venha na camada de cima vai ser contrastes, para que o seu olho não veja um corpo todo redondo”.

Funcionou?

Sim. Mesmo quando você acaba reparando, não chama atenção, nem distrai do enredo.

Gaby Hoffmann

“Girls”

O que foi feito?

Incluíram no roteiro – e como! Os roteiristas do programa mostraram Caroline (Hoffmann) tentando fazer um parto caseiro na banheira do seu apartamento, o que resultou numa cena com bastante nudez.

Funcionou?

Sim. Simplesmente sim.

Kerry Washington

“Scandal”

O que foi feito?

Esconderam. Aplicaram todos os truques disponíveis, desde bolsas gigantes até ângulos mostrando só da cintura para cima, até cenas de fundo desfocado reminiscentes de filmes do Orson Welles.

Funcionou?

Não muito, na verdade, mas ninguém se importou. Os fãs da série sabiam que a atriz estava grávida na vida real, e todos os modos ridículos de tentar esconder a sua barriga acabaram virando um tipo de jogo de beber para os espectadores.

Hayden Panettiere

“Nashville”

O que foi feito?

Incluíram no roteiro. Os espectadores ficaram surpresos ao descobrir que Panettiere sofreu e foi tratada de depressão pós-parto, uma condição que sua personagem, Juliette Barnes, também teve.

Funcionou?

Só em virtude de ter iluminado uma condição desconhecida que afeta muitas mães – por isso, sim.

Alyson Hannigan e Cobie Smulders

“How I Met Your Mother”

O que foi feito?

Esconderam, depois incluíram no roteiro. Hannigan e Smulders anunciaram que estavam grávidas com apenas semanas de diferença uma da outra, em 2009. Como consequência, ambas passaram a maior parte daquela temporada escondidas atrás de objetos. A diretora e produtora executiva Pamela Fryman disse que abriu mão da sutileza nas tentativas de esconder as barrigas, chegando até a usar, em certo momento, globos e bolas de basquete para tampar a barriga de Hannigan. “É uma comédia em que as pessoas estavam muito envolvidas, tipo, muito envolvidas mesmo, com essas personagens e essas pessoas”, disse Fryman. “Eu só acho que esse foi o modo perfeito de lidar com isso – reconhecer a gravidez, com uma risadinha, mas continuar tentando contar a história que você tinha planejado contar”. Quando mostraram a barriga de grávida de Hannigan depois de um concurso de comer cachorro-quente, fingindo que o volume era da comida, segundo Fryman, eles estavam fazendo piada com a situação diretamente. “Era uma piscadinha para o público, tipo ‘A gente sabe que vocês sabem. Isso é engraçado, não é? Agora, continuando...’”. Dois anos depois, Hannigan engravidou de novo, mas o relacionamento da sua personagem, Lily, já estava num estágio bem mais avançado, por isso ela acabou engravidando também.

Funcionou?

Sim. Para Hannigan e Smulders, era a típica situação de esconder o volume, e o tom de brincadeira acrescentou à comédia.

January Jones

“Mad Men”

O que foi feito?

Incluíram no roteiro – mais ou menos. Os roteiristas cruéis fizeram a sua personagem, normalmente magra e muito atenta às suas formas, passar por uma fase acima do peso, à qual os fãs deram o apelido, de gosto duvidoso, de “Fat Betty”. Jones usou um “fat suit” [tipo de roupa usada para dar a impressão de que a personagem é mais corpulenta] e um queixo falso, que esconderam sua gravidez.

Funcionou?

Não muito. Não é que não fizesse sentido que Betty passasse por sua transformação, mas, como apontou o criador da série, Matthew Weiner, ele poderia “ter colocado ela para andar por aí com cestas de roupa suja na frente, ou então eu posso aceitar o fato de que o seu ex-marido, que ela rejeitou, se casou com uma mulher 10 anos mais nova que ela, que isso foi um golpe devastador sobre a sua auto-estima”. Mas, no geral, o queixo falso chamava atenção demais, o enredo pareceu meio forçado e não acrescentava nada à personagem já complicada de Betty.

Amy Poehler

“Parks and Recreation”

O que foi feito: Esconderam. Muitos ângulos de câmera cuidadosos, roupas feitas sob medida, cenas sentadas e objetos posicionados diretamente em frente da barriga. “Nós não compramos ternos para grávidas. Colocamos alguns painéis no lado e atrás e aí conforme a barriga vai crescendo, eles são meio elásticos, aí fica confortável”, disse Mann. “Enquanto isso, como num terno para grávidas, teria uma banda na frente das calças que meio que dá para apoiar a barriga em cima, e nós mantemos ele assim para parecer que as calças têm zíper ainda e não elástico... e aí dá para manter o visual com a perna mais fina”.

Funcionou?

Sim. A personagem de Poehler, Leslie Knope, sempre usou muitos terninhos, o que ajudou com o figurino.

Angela Kinsey e Jenna Fischer

“The Office”

O que foi feito?

Esconderam, depois incluíram no roteiro. Kinsey foi filmada muito da cintura para cima e com coisas ocultando a barriga quando ela engravidou, mas depois utilizou uma barriga falsa quando era a sua personagem, Angela, mas não Kinsey, quem estava grávida no seriado, alguns anos depois. Fischer utilizou uma barriga falsa quando sua personagem, Pam, engravidou, mas quando Fischer engravidou na vida real mais tarde ao longo da série – surpresa! – Jim e Pam tiveram um segundo filho, o que sequer foi anunciado no seriado – Pam simplesmente desapareceu.

Funcionou?

Sim e não. As tentativas de ocultamento funcionaram bem, mas fazerem Pam ter um segundo filho deixou-a presa cuidando da criança, enquanto Jim estava livre para ir atrás do seu emprego dos sonhos na Filadélfia.

Sarah Jessica Parker

“Sex and the City”

O que foi feito?

Esconderam, e encurtaram a temporada para apenas oito episódios. Sua personagem, Carrie Bradshaw, vestiu roupas mais folgadas, mas foi só isso.

Funcionou?

Sim. Carrie sempre teve um lado experimental em suas escolhas de guarda-roupa, e assim o público não estranhou suas silhuetas diferentes, mas é certo que muitos devem ter ficado decepcionados pela temporada ter terminado tão rápido.

Lisa Kudrow e Courteney Cox

“Friends”

O que foi feito?

Incluíram no roteiro e esconderam, respectivamente. Quando Kudrow engravidou, sua personagem Phoebe serviu de barriga de aluguel para seu irmão e sua esposa, que era bem mais velha do que ele, porque eles estavam tendo dificuldades para conceber naturalmente. E, na última temporada, quando Monica (Cox) e Chandler passam pelo processo de adoção depois de descobrirem que não poderiam conceber, Cox, por coincidência, acabou engravidando do primeiro filho.

Funcionou?

Sim! Phoebe tinha o grau certo de esquisitice para fazer funcionar esse enredo quase incestuoso. E no fim, depois de 10 anos, os fãs de “Friends” estavam tão envolvidos com o seriado que a gravidez real de Cox já não importava tanto quanto a longa luta de Monica e Chandler para adotarem uma criança.

Katey Sagal

“Married With Children”

O que foi feito?

Uma combinação de incluir no roteiro e depois esconder, devido a circunstâncias trágicas. A primeira gravidez de Sagal foi originalmente incluída no seriado, mas, depois que a criança nasceu morta, com oito meses, os roteiristas fizeram todos os episódios em que ela aparece grávida serem parte de um sonho, para que Sagal não tivesse que lidar com um bebê na vida da sua personagem depois de ter perdido o seu bebê de verdade. Quando Sagal engravidou de novo alguns anos depois, eles escolheram não repetir isso de novo, desta vez optando por enquadramentos cuidadosos com a câmera e alguns episódios em que Peggy aparecia apenas como uma voz no telefone.

Funcionou?

Nesse ponto, a pergunta nem importa mais. Os roteiristas fizeram o que era preciso para fazer com que uma situação terrível fosse um pouco menos dolorosa.

Phylicia Rashad

“The Cosby Show”

O que foi feito?

Esconderam. Suas aparições foram reduzidas, e sua barriga estava sempre obstruída por um ursão de pelúcia ou algum outro objeto. Os produtores chegaram até a abrir um buraco no colchão do casal para que Clair (Rashad) tivesse espaço e parecesse normal ao lado de Cliff (Bill Cosby) quando estivesse deitada na cama.

Funcionou?

Sim. Ninguém nem suspeitou.

Lucille Ball

“I Love Lucy”

O que foi feito?

Incluíram no roteiro – apesar do fato de que a CBS não permitia que a palavra “grávida” fosse usada no episódio de 1952. E Ball está visivelmente grávida no episódio piloto da série, mas nunca mais se falou nada sobre isso. Mesmo vinte e cinco anos depois, os padrões da TV não haviam mudado muito. Em “Kate & Allie”, a personagem de Susan Saint James, Kate, quebra a perna e passa alguns episódios de cama, porque a atriz estava grávida na vida real... mas Kate era solteira. E isso não podia.

Funcionou?

Sim. Foi um dos primeiros programas de TV com uma personagem grávida na tela, e com certeza é um dos mais influentes.

Tradução de Adriano Scandolara.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]