• Carregando...
O músico Eddie Van Halen do Van Halen se apresenta no palco durante o Billboard Music Awards de 2015 no MGM Grand Garden Arena em Las Vegas, Nevada.
O músico Eddie Van Halen do Van Halen se apresenta no palco durante o Billboard Music Awards de 2015 no MGM Grand Garden Arena em Las Vegas, Nevada.| Foto: Ethan Miller / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP

Eddie Van Halen, um dos guitarristas mais influentes da história da música, morreu nesta terça-feira (6) aos 65 anos. Ele estava em tratamento no Saint John's Health Center, em Santa Mônica, Califórnia, lutando contra um câncer na garganta que já o acometia havia mais de uma década.

Seu filho Wolf Van Halen anunciou a morte no Twitter, afirmando que seu pai "era o melhor que ele poderia desejar" e que "todos os momentos que partilhara com ele tanto no palco como fora foram um presente".

Eddie, que migrou da Holanda para Pasadena, Califórnia, quando adolescente, foi um dos criadores, ao lado de David Lee Roth e do baixista Michael Anthony, da banda de rock Van Halen, que é conhecida por sua música vibrante e intensa, fazendo jus às paisagens californianas de onde saíram.

Seu pai, Jan, era formado em clarinete clássico e saxofone e transmitiu essa paixão pela música aos seus dois filhos, Eddie e Alex.

Eddie, que segundo entrevistas dele próprio, foi influenciado por Eric Clapton e Jimmy Page, é conhecido por seus solos rápidos e pela exploração de diversos recursos no braço da guitarra, como o tapping, que influenciaram gerações de guitarristas ao longos dos anos 70 e 80.

Em uma pesquisa da revista americana Rolling Stone publicada em 2015, entre músicos, críticos e jornalistas, Eddie Van Halen foi eleito o oitavo melhor guitarrista de todos os tempos, na lista entre Duane Allman e Chuck Berry.

Num estilo musical que explorou as fronteiras entre o hard rock e o heavy metal, Van Halen conquistou uma legião de fãs e fez sua banda vender milhões de cópias de álbuns como 1984 (1984), que contém o mega hit Jump. Entre 1986 e 1995, o grupo lançou quatro discos consecutivos que alcançaram o número 1 das paradas nos EUA.

Ainda nos anos 1980, Eddie viria a colaborar com Michael Jackson com o solo na canção Beat It - e esse foi um dos motivos para a saída, bastante comentada na época, de David Lee Roth da banda, em 1984.

Roth logo foi substituído por Sammy Hagar, com quem o Van Halen emplacou seus discos e turnês mais bem sucedidos. Eddie ainda viria a trabalhar em colaborações com o Black Sabbath, Roger Waters e com o rapper LL Cool J.

Problemas de saúde também marcaram sua carreira. Uma condição crônica de juntas o forçou a uma cirurgia delicada no quadril em 1999, e no ano seguinte ele teve de tratar um câncer na língua. Em 2007, ele foi internado em uma clínica de reabilitação para tratar do vício em drogas, e em 2012 uma diverticulite (inflamação no intestino) interrompeu uma das tentativas de retorno da banda com David Lee Roth, e em 2019 foi anunciado que ele estava em tratamento contra um câncer na garganta.

Relembre um dos grandes sucessos da banda:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]