• Carregando...
Bobby Kennedy, irmão de Jack Kennedy, morto em 1968 | Bob Henriques/ Magnum Photos
Bobby Kennedy, irmão de Jack Kennedy, morto em 1968| Foto: Bob Henriques/ Magnum Photos

Há exatos 50 anos morria o senador Robert Kennedy, um dia depois de ser vítima de um atentado à bala no Hotel Ambassador em Los Angeles. Vencedor das primárias na Califórnia, era tido como favorito à presidência dos Estados Unidos na eleição seguinte. A história do crime, mas também da complexa trajetória do personagem, é exposta na série Bobby Kennedy para Presidente, da Netflix.

São quatro episódios, com total de 4h05 de duração. Abrangem do ambiente familiar do clã Kennedy, no qual o verbo "perder" não era conjugado, às teorias de conspiração surgidas para explicar o espantoso assassinato de Bobby em 1968 por um palestino de 25 anos, Sirhan Bishara Sirhan, nascido em Jerusalém e forçado a se mudar para a Jordânia com a fundação do Estado de Israel. 

Leia maisEUA relembram 50 anos do assassinato de John F. Kennedy

Um dos muitos pontos positivos da série é reproduzir, com profusão de imagens e depoimentos, o ambiente frenético de um tempo fora do comum. Década em que tudo mudava em velocidade, em que a sociedade parecia à beira do abismo, em que a juventude pregava paz e amor enquanto líderes políticos eram assassinados em série. 

Já havia começado com John F. Kennedy, morto em 1963 em Dallas. Depois vieram o ativista negro Malcolm X, em 1965, Martin Luther King e o próprio Bobby Kennedy, ambos em 1968. O pano de fundo da convulsão americana era a Guerra do Vietnã, conflito em que os Estados Unidos haviam se metido e gerava tremenda polarização na sociedade. As lutas pela igualdade racial convulsionam a nação enquanto imigrantes latinos (mexicanos em sua maioria), empregados em fazendas, batiam-se por um lugar ao sol. 

A vantagem mais evidente da série é evitar o tom hagiográfico. A figura de Robert Kennedy é suficientemente grande para ser observada em dimensão humana, sujeita a contradições. Ele é visto em sua juventude como competidor disposto a tudo pela vitória. Ótimo pai de família, com dez filhos com a esposa Ethel — o 11.º estava a caminho. Esportista, sorridente, otimista, bem-humorado. Um Kennedy com todo o charme do clã. Mas há passagens menos brilhantes em sua biografia, como quando trabalhou como auxiliar de acusação do anticomunista Joseph McCarthy no Comitê de Atividades Antiamericanas. Ou, já procurador-geral no governo do seu irmão John, autorizando grampo nas conversas de Martin Luther King, tido então como ativista incômodo. 

Leia maisEmilio Estevez surpreende com filme sobre morte de Robert Kennedy

Outro grande mérito da série é mostrar Bobby como alguém suscetível a mudanças, e talvez esta tenha sido sua melhor qualidade. Fosse um personagem ficcional, diríamos que apresenta "curva dramática". Muda com as circunstâncias. E estas surgem da observação das muitas injustiças e desajustes presentes no país poderoso.

Nos EUA dos anos 1960 havia pobreza, perseguições, intolerância racial, um caldo cultural de violência difícil de administrar. Bobby — o filme o indica — teve sensibilidade para abrir os olhos e enxergar. E agir de acordo com o que exigiam as circunstâncias e sua consciência. "Ele viu gente sofrendo e isso o mudou", diz o deputado e militante afro-americano John Lewis. 

Daí ter obtido apoio da comunidade negra e dos imigrantes mexicanos da Califórnia e seus líderes, Dolores Huerta e Cesar Chavez. Era visto como signo de esperança e mudança. O que, por outro lado, dificultava sua situação com setores mais reacionários. Bobby porém pressentia que estava do lado certo da História, poderia surfar a onda contestatória e administrá-la, até levar ao país uma sociedade mais justa. 

Com sua morte, Richard Nixon venceu a eleição.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]