• Carregando...
Karim Aïnouz na Berlinale, em 2014 | STL/RSS/STEFANIE LOOS
Karim Aïnouz na Berlinale, em 2014| Foto: STL/RSS/STEFANIE LOOS

“Aeroporto Central”, do diretor brasileiro-argelino Karim Aïnouz, foi o vencedor do Amnesty International Film Prize, concedido ao autor do filme que melhor aborde questões de direitos humanos entre todos os apresentados nas mostras Competição, Panorama, Fórum e Generation da 68ª edição do Festival de Berlim.  

O documentário – uma coprodução entre Alemanha, França e Brasil, sobre o drama dos refugiados – foi escolhido pelo júri para receber o troféu e um prêmio no valor de 5.000 euros.  

O filme acompanha a vida dentro dos hangares e no parque do aeroporto, seguindo o jovem sírio Ibrahim Al-Hussein, de 19 anos. O garoto morou no local durante um ano, até saber se seria beneficiado com a permissão de residência no país ou se seria deportado.  

O Prêmio ratifica a excelente recepção que o documentário teve em Berlim com críticas muito elogiosas.  

Para a Variety, uma das importantes publicações de cinema no mundo, “Karim consegue o equilíbrio perfeito entre pessoas e o local escolhido como o cenário em Aeroporto Central, um documentário de observação raro que reconhece a beleza das formas espaciais sem esquecer os indivíduos que habitam esses vazios”.  

Ao receber o prêmio na manhã deste sábado (24) Karim iniciou sua fala lembrando que é brasileiro e agradeceu à Berlinale e ao Júri da Anistia a concessão do prêmio.  

“É um reconhecimento muito importante, mas o prêmio para Aeroporto Central é importante também para o homem árabe que, nos últimos anos, tem sido atrelado sempre ao terrorismo”, ressaltou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]