Cinema

Precursor da Nouvelle Vague, cineasta Jean-Luc Godard morre aos 91 anos

Gazeta do Povo
13/09/2022 11:32
Thumbnail

Nascido em 3 de dezembro de 1930 em Paris, Godard criou uma nova estética na linguagem cinematográfica na década de 1960. | Divulgação

Precursor da Nouvelle Vague, o cineasta franco-suíço Jean-Luc Godard faleceu nesta terça-feira (13) aos 91 anos, produzindo mais de 100 filmes nos cerca de 60 anos de carreira. Ele optou pelo suicídio assistido, conforme revelou o jornal francês Libération.
"Nenhuma cerimônia oficial será realizada. Jean-Luc Godard morreu pacificamente em casa, junto de familiares. Ele será cremado", diz o anúncio enviado em nome da esposa, Anne-Marie Miéville, e seus produtores à imprensa.
Nascido em 3 de dezembro de 1930 em Paris, Godard criou uma nova estética na linguagem cinematográfica na década de 1960 e se tornou uma lenda do cinema autoral, influenciando gerações de cineastas.
As obras de Godard não seguiam um gênero definido e criavam uma linguagem própria, juntando o que é considerado alta cultura com a popular, e uma constante crítica à sociedade e aos padrões hollywoodianos.
Ao longo da carreira, o diretor fez mais de 40 longa-metragens, além de curtas, documentários e vídeos de músicas. Suas obras mais conhecida são Acossado (1960) e O Desprezo (1963). Também se destacou pelas obras "Week-End à Francesa" (1967), "Carmen" (1983), "Eu Vos Saúdo Maria" (1985) e "Adeus à Linguagem" (2014).
O diretor foi premiado ao longo da carreira, sendo escolhido por melhor direção por "Acossado" no Festival de Berlim, e recebendo um Oscar honorário em 2010, mas ele não compareceu à cerimônia. O diretor anunciou a intenção de se aposentar no ano passado, aos 90 anos.
O presidente francês, Emmanuel Macron, lamentou a perda e destacou a importância de Godard. "Jean Luc-Godard foi o mais iconoclasta dos cineastas da Nouvelle Vague. Ele inventou uma arte decididamente moderna e intensamente livre. Perdemos um tesouro nacional e um gênio", disse.