• Carregando...
Foto de 12 de janeiro de 2015: o renomado cartunista e ilustrador argentino Quino participa de uma homenagem às vítimas do semanário satírico Charlie Hebdo em Paris, em Buenos Aires. Quino faleceu neste 30 de setembro de 2020 aos 88 anos.
Foto de 12 de janeiro de 2015: o renomado cartunista e ilustrador argentino Quino participa de uma homenagem às vítimas do semanário satírico Charlie Hebdo em Paris, em Buenos Aires. Quino faleceu neste 30 de setembro de 2020 aos 88 anos.| Foto: Alejandro PAGNI / AFP

Nascido em 17 de julho de 1932 em Mendoza, na Argentina, Joaquín Salvador Lavado, mais conhecido como Quino, faleceu nesta mesma cidade com 88 anos. Ele voltou a residir ali desde novembro de 2017, após a morte de sua esposa, Alicia Colombo.

Ele é o criador da personagem de histórias em quadrinhos Mafalda – a tirinha hispano-americana mais vendida no planeta em mais de cinco décadas.

Quino sempre quis ser cartunista. Decidiu-se ainda criança, aos três anos, ao ver um tio fazer desenhos para entretê-lo. Mais tarde, ele estudaria Belas Artes na Universidade de Cuyo, principal centro de educação superior da província de Mendoza, mas não concluiu o curso.

Quino acabou criando Mafalda em 1962, graças a um desenho publicitário que deveria fazer para seu primeiro emprego. O anúncio consistia na produção de histórias em quadrinhos para jornais que mostrassem uma família usando a marca Mandsfield. Essa palavra sugeriu-lhe o nome Mafalda.

Os jornais acabaram rejeitando a publicidade, mas a ideia e os desenhos ficaram na gaveta até 1964, quando o jornal argentino Primeira Plana começou a publicar as tirinhas, e fizeram grande sucesso.

Não demorou muito para que as histórias em quadrinhos vendessem milhões de cópias e ganhassem o mundo, com traduções para português, francês, inglês, japonês, chinês e muitos outros idiomas.

Mafalda também ganhou uma série animada para cinema e TV. Quino encerrou a produção de desenhos de Mafalda em 1973, após 1.928 tirinhas. Contudo, suas histórias continuam a ser vendidas e a encantar geração após geração.

Joaquín Salvador Lavado é certamente um dos maiores sucessos da língua espanhola e deixará saudades a todos os amantes dos quadrinhos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]