• Carregando...
Sean Connery: eterno James Bond
Sean Connery: eterno James Bond| Foto: /Arquivo

O ator Sean Connery (nome real: Thomas Connery) morreu neste sábado, aos 90 anos. Ele ficou imortalizado no cinema pelo papel de James Bond, interpretado por ele em seis filmes. O anúncio foi feito na manhã deste sábado, 31, pela família do ator à BBC. Ele morreu enquanto dormia, durante uma estadia nas Bahamas. De acordo com a BBC, o ator enfrentava problemas de saúde há algum tempo.

Nascido em 25 de agosto de 1930 em Edimburgo, nas Escócia, em uma família humilde, ele ingressou na Marinha Britânica, onde ficou por três anos. Sua entrada no showbizz começou quando ele virou fisiculturista e passou a trabalhar como modelo. Depois de concorrer a Mr. Universo, em 1953, trabalhou como extra em várias produções teatrais. Ainda na década de 1950, foi ganhando papéis de maior destaque, inclusive em produções da Disney.

Em 1962 veio o papel definitivo de sua carreira. Foi escalado para interpretar James Bond, o agente 007 do Serviço Secreto Britânico, criado pelo escritor Ian Fleming, no filme "O Satânico Dr. No". O sucesso foi imediato e em 1963 e 1964 ele reprisou o papel em "Moscou contra 007" e "007 Contra Goldfinger", respectivamente.

Em busca de papéis desafiadores, Connery estrelou o suspense "Marnie, Confissões de uma Ladra", do diretor Alfred Hitchcock. Após estrelar mais dois filmes como James Bond — "007 Contra a Chantagem Atômica" e "Com 007 Só Se Vive Duas Vezes" — Connery afirmou que nunca mais viveria o agente secreto no cinema. Em 1971, porém, voltou ao papel em "007 Os Diamantes São Eternos".

No restante da década de 1970, participou de produções de prestígio como "Assassinato no Expresso Oriente", "O Homem que Queria Ser Rei", ao lado de Michael Caine, "O Primeiro Assalto de Trem" e "Os Bandidos do Tempo", de Terry Gilliam.

Em 1983, voltou ao papel de James Bond pela última vez em "007 Nunca Mais Outra Vez". Em 1986 ele participou de dois filmes que marcariam sua carreira: "Highlander: O Guerreiro Imortal" e "O Nome da Rosa". Em 1987, interpretou o policial Jim Malone na obra-prima "Os Intocáveis", dirigido por Brian de Palma, que lhe rendeu seu único Oscar, o de melhor ator coadjuvante.

Em 1989, foi a vez de adicionar outro papel icônico à sua carreira, o de Henry Jones, pai de Indiana Jones, no filme "Indiana Jones e A Última Cruzada". No ano seguinte outro papel histórico: o do capitão soviético Marko Ramius em "A Caçada ao Outubro Vermelho".

Na década de 1990, foi astro de ação no filme "A Rocha", ao lado de Nicolas Cage, e fez par romântico aos 69 anos com a atriz Catherine Zeta-Jones, na época com 30 anos, em "Armadilha".

Em 2003 anunciou sua aposentadoria após interpretar Allan Quatermain na adaptação dos quadrinhos "A Liga Extraordinária".

Foi condecorado com a ordem da cavalaria pela rainha Elizabeth em 2000, se tornando Sir Sean Connery.

  • No imortal papel de James Bond
  • Em cena de "007 Contra Goldfinger"
  • Ao lado do ator americano Rob Brown, em 2001, no Festival de Cinema de Berlim

Produtores de James Bond lamentam morte

Após a confirmação da morte de Sean Connery pela EON Productions produtora da franquia James Bond, a repercussão da notícia abalou fãs nas redes sociais e grandes personalidades também lamentaram o falecimento do ator.

Os produtores Michael G. Wilson e Barbara Broccoli afirmaram estar devastados com a morte de Connery. “Ele foi e deverá sempre ser lembrado como o James Bond original, cuja entrada indelével na história do cinema começou quando ele anunciou aquelas palavras inesquecíveis: 'Meu nome é Bond… James Bond'", disseram em um comunicado.

Para os profissionais, Conner revolucionou o cinema com seu retrato corajoso e espirituoso de um agente secreto sexy e carismático. "Ele é, sem dúvida, o grande responsável pelo sucesso da série de filmes de James Bond e seremos eternamente gratos a ele”, concluíram.

Nicola Sturgeon, primeira-ministra da Escócia, também se pronunciou e disse estar de "coração partido" com a morte de Sean Connery.“Nossa nação, hoje, lamenta a morte um de seus filhos mais amados", disse em um tuíte.

Connery foi o primeiro a fazer o papel de James Bond da franquia. Durante sua carreira, protagonizou sete filmes como o agente secreto, que se tornou um sucesso do cinema e permitiu que outros atores se vangloriassem pela sucessão e, consequentemente, homenagem ao ator escocês.

Nomes como Pierce Brosnan e Daniel Craig atingiram ponto alto de suas carreiras justamente pelas atuações na franquia. Por isso e por várias outras películas, o legado de Sean Connery nas telonas é enorme.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]