• Carregando...
 | Colaboração/Marildo Egydio/
| Foto: Colaboração/Marildo Egydio/

Pelo menos 12 pinguins foram encontrados mortos no Litoral do Paraná nesta segunda-feira (10). A informação é do Centro de Estudos do Mar (CEM) da Universidade Federal do Paraná. Dessas mortes, dez ocorrem em Pontal do Paraná – quatro animais foram encontrados na Praia de Leste, balneário de Pontal do Paraná, por um turista que estava passando pela região.

No mês passado, por ocasião da outra ocorrência, a equipe do Centro de Estudos do Mar já tinha informado que esse tipo de ocorrência é comum nesse período do ano por causa da abundância de animais em migração pela costa brasileira.

Leia também: Zoo de Curitiba reproduz maior macaco da América, ameaçado de extinção

Motivos que levam às mortes

As mortes dessas aves, no período de maio a setembro acontecem, basicamente por quatro motivos: o primeiro é o alto número de indivíduos jovens da espécie em deslocamento pelas águas do Atlântico (o que faz com que entrem em competição por alimento e – em muitos casos – acabem enfraquecidos por não conseguirem comida o suficiente).

Além disso, as frentes frias alteram a dinâmica dos cardumes de peixes pela costa, atraindo diversas espécies de animais marinhos que se alimentam desses cardumes (além da própria atividade humana que, por meio das redes de pesca, acaba contribuindo para a mortalidade dos pinguins).

O terceiro motivo é a própria ação da natureza, já que o vento e as ondas se encarregam de transportar os animais, que muitas vezes já estão mortos em alto mar, à praia.

Ainda de acordo com o Centro de Estudos do Mar, vale destacar que, com o aumento do nascimento de pinguins- de-magalhães na Patagônia, é comum que esses animais se concentrem no Litoral paranaense nesta época do ano. Além disso, o período de encalhe destes animais deve diminuir a partir do fim de setembro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]