• Carregando...
Novos semáforos com sistema para idosos e deficientes físicos são identificados  pela cor laranja. | Levy Ferreira/Prefeitura de Curitiba
Novos semáforos com sistema para idosos e deficientes físicos são identificados pela cor laranja.| Foto: Levy Ferreira/Prefeitura de Curitiba

Semáforos de 15 cruzamentos de Curitiba estão sendo atualizados com aviso sonoro e regulador de tempo para facilitar a travessia de pessoas com deficiências físicas e idosos. Todos os locais são de grande movimentação de pedestres, como as Avenidas Visconde de Guarapuava e Batel e as ruas XV de Novembro e 24 de maio - confira a lista completa dos novos semáforos. Dos 15 cruzamentos previstos, 14 já estão com o novo sistema em funcionamento

Além do botão tradicional de travessia, que pode ser acionado por qualquer pedestre, estes cruzamentos terão um leitor de cartão da Urbs - a empresa que gerencia o transporte público em Curitiba -, que poderá ser acionado por idosos e deficientes físicos. No acionamento pelo cartão, o semáforo dos motoristas fica mais tempo fechado, permitindo que idosos e deficientes físicos cruzem a via com mais tranquilidade. “É pelo cartão que o tempo de travessia aumenta, dependendo da largura de cada pista, cerca de 30% a 40% sobre o tempo normal para a passagem de pedestres”, explica o diretor de Planejamento e Operação da Superintendência de Trânsito (Setran), Pedro Darci da Silva Junior.

- Leia também - Médico usa barbante para fazer parto de emergência em estacionamento

Além do controlador de tempo, os semáforos agora contam também com um alerta sonoro para orientar os cegos na travessia. Para ativá-lo, a pessoa segura o botão por alguns segundos até o aparelho começar a vibrar. Além do sinal sonoro, o botão também ativa automaticamente o tempo maior de travessia. Um dos cruzamentos que vai receber o sistema é justamente na esquina da Avenida Visconde de Guarapuava com a Rua Coronel Dulcídio, no Centro, onde está o Instituto Paranaense dos Cegos.

Estes semáforos serão identificados com uma faixa laranja no poste de sustentação do leitor de cartão. “A faixa laranja auxilia pessoas de baixa visão e, também, ajuda para alertar o motorista sobre as travessias naquele ponto, principalmente à noite”, explica Silva.

- Veja mais - Foto de policial ajudando idosa em Curitiba comove internautas

Ao todo, são 53 equipamentos novos que estão sendo implantados nos 15 cruzamentos, que já contavam com um dispositivo anterior. Curitiba conta com um total de 39 cruzamentos com sistema de controle do tempo de travessia do pedestre.

Confira os locais em que o aviso sonoro está sendo implantado

1. Avenida Visconde de Guarapuava com Rua Coronel Dulcídio (Instituto Paranaense de Cegos)

2. Rua Guilherme Pugsley com Travessa Rafael Greca (Associação de Pais e Amigos de Deficientes Visuais)

3. Rua XV de Novembro com Rua Camões (Associação dos Deficientes Físicos do Paraná)

4. Avenida do Batel com Rua Coronel Dulcídio (Instituto Paranaense de Cegos / UFPR - Hospital de Clínicas / Copel)

5. Avenida São José com Rua Fioravante Dalla Stella (Hospital Cajuru)

6. Rua Capitão Souza Franco com Avenida Vicente Machado (Hospital da Cruz Vermelha e Hospital Geral de Curitiba)

7. Avenida Marechal Floriano com Rua Pedro Ivo (Estação-tubo Praça Carlos Gomes)

8. Rua 24 de Maio com Avenida Presidente Getúlio Vargas (Praça Ouvidor Pardinho - Unidade de Atenção ao Idoso)

9. Rua André de Barros com Rua João Negrão (Terminal do Guadalupe)

10. Rua João Negrão com Rua Pedro Ivo (Terminal do Guadalupe)

11. Rua Anne Frank com Rua Napoleão Laureano (Terminal do Carmo)

12. Rua Jacarezinho com Rua Alcides Munhoz (Hospital Nossa Senhora das Graças)

13. Rua Ubaldino do Amaral com Rua Amâncio Moro (Igreja Perpétuo Socorro)

14. Rua Amâncio Moro com Rua Mauá (Igreja Perpétuo Socorro)

15. Rua Pedro Ivo com Rua Desembargador Westphalen (Praça Rui Barbosa) - local em que o equipamento será implantado nos próximos dias.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]