• Carregando...
 | Leticia Akemi/Gazeta do Povo/Arquivo
| Foto: Leticia Akemi/Gazeta do Povo/Arquivo

A novela que é fazer o RG ganhou um alento em Curitiba para os casos em que a pessoa precisa da 2.ª via do documento. A integração entre os sistemas de cadastro biométrico do Instituto de Identificação do Paraná (IIPR) e do Departamento de Trânsito (Detran-PR) possibilita o pedido 100% online nesse caso. Mas nem todo mundo pode usufruir desse sistema: o novo atendimento vale apenas para quem tem cadastro biométrico – atualizado até no máximo cinco anos – no banco de dados de um dos dois órgãos. É a chamada 2.ª Via Rápida do RG.

Quem tem esse cadastro, consegue fazer a segunda via do documento sem enfrentar fila e só precisa ir até um dos postos do IIPR para buscá-lo. O solicitante pode escolher o local da retirada no momento em que faz o pedido pelo site.

Leia também: Exigências para carros de aplicativos de Curitiba podem mudar; entenda

Ao contrário do que ocorre com a solicitação da 1.ª Via do RG ou da 2.ª Via Normal – cadastro anterior há cinco anos –, não há vagas limitadas por dia para os pedidos da 2.ª Via Rápida e o horário das solicitações não segue a regra de estar disponível apenas às 9h. “A solicitação pode ser feita em qualquer horário do dia e a escolha do local de retirada não é pré-definida pelo sistema. O cidadão pode mesmo escolher o local mais apropriado para buscar o documento”, explica Marco Aurélio Barbosa, secretário-executivo do comitê de qualidade do governo do Paraná e um dos responsáveis pela implantação da plataforma chamada Governo Digital, que integra o serviço do RG e também dá acesso aos demais serviços públicos pela internet.

Veja também: Para evitar fura-catracas, Urbs estuda sensores nos ônibus e barras nos tubos

Como fazer

Para fazer a 2.ª Via Rápida, o interessado precisa acessar o site do Instituto de Identificação do estado, preencher o formulário exigido e, nesse momento, uma mensagem informando que o acesso está liberado deve aparecer. Se essa mensagem não aparecer, é porque o cadastro biométrico está desatualizado e o número do RG informado não tem acesso à 2.ª Via Rápida. Nesse caso, o trâmite volta a ser o da confecção do RG Normal.

É preciso pagar uma taxa para dar andamento ao pedido. O valor correspondente à 2.ª via Rápida é de R$ 29,29, quase R$ 5 mais barata do que a taxa da 2.ª Via Normal. Após o pagamento, a previsão de confecção do documento é de 5 a 20 dias úteis, dependendo do posto em que foi realizado o atendimento. Os locais de retirada também incluem cidades da Região Metropolitana e do interior do estado, além das Ruas da Cidadania de Curitiba.

Se o solicitante cadastrar o número de telefone celular no momento da solicitação, um SMS será enviado quando o documento estiver pronto para ser retirado. A consulta de todo o trâmite do processo também pode ser feita no próprio site do instituto.

Filas

Segundo Barbosa, os pedidos de 2.ª Via correspondem em média a mais de 50% da demanda do instituto e o novo serviço deve reduzir as filas no órgão. “Um dia depois da divulgação da novidade, mais de mil pedidos de 2.ª Via Rápida foram feitos só no período da manhã. Acreditamos que, em pouco tempo, o impacto na diminuição das filas do agendamento geral do RG seja muito significativo”, afirmou.

Em março deste ano, a promessa da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Administração Penitenciária (Sesp), responsável pelo Instituto de Identificação, era aumentar de 500 para 880 as vagas de atendimento distribuídas diariamente para a confecção do RG apenas em Curitiba, com a abertura de postos nas dez Ruas da Cidadania da capital.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]