• Carregando...
 | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo/Arquivo
| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo/Arquivo

No momento de entrar ou sair de casa, todo cuidado é pouco, como mostrou o caso de uma tentativa de estupro de uma jovem que entrava em seu prédio, impedida por policiais no último domingo (15), em Curitiba. Seja em casos graves ou simples furtos, a estratégia de criminosos que aproveitam a porta aberta pode ser evitada, muitas vezes, com algumas atitudes simples por parte dos moradores.

No caso da semana passada, que aconteceu na Rua Vicente Machado, no Batel, a moça não esperou a porta do prédio fechar para subir as escadas e ir para seu apartamento. Foi o que bastou para que um homem rapidamente segurasse a porta e entrasse atrás dela. A situação só não acabou mal por causa da desconfiança de dois policiais militares, que viram a situação por meio da porta envidraçada, entraram no edifício e abordaram o homem, prendendo-o em flagrante por tentativa de estupro. Nem sempre, porém, pode-se ter a mesma sorte

- Vídeo - assista à ação da PM que salvou mulher de estupro em Curitiba

De acordo com o tenente Rafael Bittencourt, porta-voz da Polícia Militar (PM), são comuns casos como esse, de criminosos que se beneficiam da distração para agir. “Por isso é necessário estar atento ao ambiente. Qualquer situação ou movimentação que pareça fora da rotina do bairro, deve levantar suspeitas”, alerta o tenente.

Veja as dicas de cuidados do tenente da PM Rafael Bittencourt :

1) Observar o entorno

Primordial em qualquer ambiente do dia-a-dia, o simples ato de observar o entorno pode ser crucial para evitar ser vítima de um crime ao entrar em casa. Conforme Bittencourt, o primeiro alerta deve soar ao se deparar com alguém fora do convívio normal da vizinhança andando sem rumo pela região. “Quem passa por qualquer lugar tem um objetivo, não fica vagando como se estivesse perdido ou procurando uma vítima. Outro indicativo é pessoas usando roupas de frio em dias quentes, o que pode ser sinal de que guarda uma arma”, orienta o tenente. Outros indicativos são o uso de roupas muito escuras ou que escondam o rosto.

2) Durante a entrada

Após verificar que nenhum suspeito ronda a região, o ato de entrar em casa deve ser feito com rapidez. Ficar com o portão ou a porta aberta por muito tempo é dar uma oportunidade de ser vítima de um assalto - ou até pior. Além disso, verificar se o portão fechou corretamente antes de se afastar é uma das principais atitudes para evitar problemas.

Veja também: Policiais à paisana prendem dupla que iria roubar idosa no Centro de Curitiba, veja vídeo

Já para quem chega de carro, também é essencial estar preparado para tirar o veículo rapidamente - ou seja, estacionar de forma que facilite a saída em caso de emergências. “É claro que a orientação é nunca tentar fugir caso tenha sido ameaçado, mas se algum criminoso for avistado de longe, essa estratégia evita o contato com o bandido”, complementa.

3) Quanto mais visível, melhor

Quanto aos cuidados que podem ser tomados antes de sair de casa, o tenente destaca um: deixar a casa iluminada e visível para quem está fora. “As pessoas que tem muros de concreto altos tem a impressão de estarem mais seguras, mas, na verdade, uma grade vazada é muito mais eficiente”, exemplifica Bittencourt. O motivo é que muros altos e luzes desligadas facilitam que criminosos se escondam. O mesmo vale para os jardins de residências, que devem ter os arbustos e árvores bem podadas, por exemplo, para evitar que caiba alguém atrás deles.

4) Usar a tecnologia a favor

Em todas as dicas anteriores, o uso da tecnologia pode ser de grande ajuda para melhorar a segurança ou facilitar a vigilância. “A polícia incentiva o uso de aparatos tecnológicos para aplicar os cuidados”, reforça o tenente. Instalar câmeras na entrada de casa e, antes de sair ou entrar, verificar se há algum suspeito nas redondezas, é um boom exemplo de como aumentar as precauções.

5) Acionar a PM em qualquer suspeita

Apesar de não necessariamente levarem a um criminoso, as características listadas são suficientes para levantar suspeita. Nesses casos, Bittencourt explica que a dica é dar uma volta na quadra antes de entrar em casa, ou pedir que algum vizinho o (a) acompanhe até a entrada. “Mas caso seja algo mais explícito, não pensar duas vezes para chamar a polícia. Uma viatura pode acompanhar a pessoa até em casa e fazer uma abordagem de verificação com o suspeito”, explica.

Leia também: 5 razões pelas quais você deve registrar um boletim de ocorrência

Além de acionar a corporação em suspeitas, o tenente aproveita para relembrar a importância de, caso haja alguma situação de crime, fazer o boletim de ocorrência: “É por meio do B.O que conseguimos mapear onde os crimes estão acontecendo e reforçar o policiamento em determinadas regiões”.

O número de emergências da Polícia Militar é o 190.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]