• Carregando...
 | /Jairo Domingues Alberti/Defesa Civil da Lapa
| Foto: /Jairo Domingues Alberti/Defesa Civil da Lapa

Equipes da Defesa Civil do Paraná trabalham na limpeza do local onde o descarrilamento de um trem da Rumo provocou o vazamento de 90 mil litros de álcool. O acidente ocorreu na madrugada de segunda-feira (15), em uma zona rural da Lapa, na Região Metropolitana de Curitiba, três dos dez vagões do trem descarrilados tiveram vazamento. Por causa do mau tempo, o trabalho das equipes que começou ainda na segunda só deve ser concluído na quarta-feira (17).

A Defesa Civil informou que o vazamento do produto está controlado e que a chuva atrasa o andamento da limpeza, principalmente pela imprevisibilidade das interrupções dos trabalhos, mas não soube dizer se há ou não impacto ambiental na área. Segundo a assessoria da Rumo, tanto o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) quanto o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foram informados da situação.

Leia também: Prefeitura vende 5 mil toneladas de papel e arrecada R$ 1,7 mil

Procurado ainda no fim da tarde de segunda-feira, somente por volta das 18h30 desta terça o Ibama confirmou o aviso da empresa e também que a substância presente no derramento da carga era somente álcool, que atingiu o solo do local. Sobre as implicações ambientais do acidente, o Ibama prometeu enviar uma resposta apenas na quarta-feira, devido à dificuldade de contato com as equipes em campo.

Ainda na tarde de segunda, a reportagem apurou que não havia registro da ocorrência no Corpo de Bombeiros e que a Defesa Civil foi mobilizada após uma denúncia recebida em um grupo de WhatsApp, por volta das 18h. Só então a Defesa Civil da Lapa foi a campo para averiguação do local.

Veja também: Motorista que danificar poste, placa e sinaleiro pode ter que pagar a conta em Curitiba

Em nota, a Rumo informou que o vazamento nos três vagões foi contido pela concessionária e que a circulação de trens foi restabelecida no início da noite de segunda-feira. Nesta terça-feira (16), equipes executaram poços provisórios para delimitar a área impactada e verificar a dispersão do produto. A partir destas ações, será feito um monitoramento semanal até que as condições sejam normalizadas.A empresa diz que está apurando as causas do descarrilamento, mas não informou o local exato do acidente, nem mesmo se a carga que vazou chegou a atingir algum rio na região da Lapa ou se pode ter causado algum outro dano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]