• Carregando...
 | Reprodução/
| Foto: Reprodução/

Devido aos casos de alergia causados por mariposas em Paranaguá, no Litoral do estado, a prefeitura do município está preparando panfletos para orientar os turistas caso eles tenham problemas com os insetos. No entanto, segundo a Secretaria de Saúde do município, a distribuição do material deve acontecer somente se houver um novo aumento no número de ocorrências.

De acordo com a pasta, a campanha informativa foi feita pelo governo do estado durante um surto semelhante registrado no verão de 2010/11 e será retomada neste ano caso os turistas comecem a ter problemas com a mariposa — ou seja, uma estratégia mais reativa e menos de prevenção. A apenas uma semana do início da temporada, a prefeitura diz que vai estudar a possibilidade de distribuir panfletos em hotéis e pousadas de Paranaguá e na Ilha do Mel para alertar os visitantes sobre como evitar o contato com o inseto. Nos postos de saúde, essa distribuição já está sendo feita.

Até agora, foram registrados 1.700 casos notificados em pouco menos de um mês. As ocorrências começaram a aparecer no dia 20 do mês passado, sendo que os picos de atendimentos aconteceram entre os dias 26 e 28 de novembro. Neste período, as unidades básicas de saúde (UBS) e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município chegaram a atender de 200 a 350 pessoas num único dia. Hoje, a situação está bem mais tranquila, com média de 15 atendimentos diários.

Segundo o médico pediatra Cassiano Cubas Machado, que atende na UPA e em UBS em Paranaguá, o momento crítico já passou. “Isso acontece por conta do ciclo de reprodução das mariposas, que é bastante curto”. De acordo com ele, poucos casos devem ocorrer até o final deste mês — ou seja, ainda durante as festas de Natal e de ano novo.

De qualquer forma, a Secretaria Municipal de Saúde vai disponibilizar mais dois médicos por dia para atendimento na UPA, além de ter reforçado os medicamentos, distribuídos gratuitamente, para tratamento das alergias. O reforço médico faz parte da Operação Verão inicia no próximo dia 21 e prossegue até uma semana após o Carnaval.

De acordo com a chefe de divisão de vigilância em zoonose e intoxicações de Secretaria de Saúde do Paraná, Tânia Portella, os panfletos foram distribuídos aos municípios do Litoral em novembro. Além disso, segundo ela, a secretaria promoveu treinamento com cerca de 50 agentes de saúde para lidar não apenas com mariposas, mas outros animais peçonhentos — incluindo águas-vivas.

Como evitar o contato com a mariposa

Não utilizar redes e roupas que ficaram expostas nos varais;

Limpar mobiliário externo toda manhã com pano úmido;

Recolher as crianças ao entardecer;

Antes do entardecer, desligar as luzes de fora de casa;

Antes de varrer, borrifar água no chão para evitar a formação das “nuvens de cerda” ou utilizar rodo com pano úmido.

Primeiros socorros

Tomar banho morno ou frio ou utilizar compressas de água fria para diminuir a coceira;

Se a irritabilidade na pele aumentar ou continuar, procurar a unidade de saúde mais próxima.

Controle

Utilizar telas nas portas e janelas para evitar a entrada das mariposas nas residências;

Evitar bater nas mariposas com vassouras, panos secos ou calçados, pois isso pode causar a liberação das cerdas no ar;

Envolver a mariposa com um pedaço de papel umedecido em água e descartar no lixo;

Outra forma de eliminar a mariposa é borrifa-la com mistura de água e detergente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]