• Carregando...
 | Daniel Castellano/Gazeta do Povo/Arquivo
| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo/Arquivo

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de tempestade para terça-feira (12) e quarta-feira (13) válido para todo o Paraná e partes de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. De acordo com o órgão, o temporal pode atingir essas áreas entre a 1h de terça e início da madrugada de quarta.

As fortes chuvas previstas devem ser acompanhadas por ventos intensos, de 60 a 100 km/h, caracterizando um perigo moderado (alerta laranja). O órgão ainda informa que há possibilidade de queda de granizo. Além de abranger o estado do Paraná inteiro, o aviso do Inmet é válido para os Planaltos Norte e Sul, Oeste e Vale do Itajaí, em Santa Catarina, e no Noroeste do Rio Grande do Sul, na região das Missões e Alto Uruguai.

Leia também: Temporal e vento forte derrubam árvores em Curitiba

Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Por isso, o Inmet recomenda que, se possível, as pessoas desliguem aparelhos elétricos e quadro geral de energia durante o temporal, além de não se abrigar debaixo de árvores e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, pois há risco de queda e descargas elétricas).

Saiba mais: Litoral do Paraná tem alerta de ressaca e ondas podem chegar a 3 metros

Segundo o Simepar, essas condições se devem a uma frente fria que passou pelo Rio Grande do Sul e avança sobre Santa Catarina e Paraná, deixando o tempo instável em toda a região. As chuvas podem ser acompanhadas de raios e se intensificam na tarde de terça-feira.

Chuva no Paraná

Em Curitiba, a chuva deve começar no fim da manhã e aumentar de intensidade com o passar das horas, com possibilidade de raios. Ela deve ser acompanhada de rajadas de vento de até 60 km/h. Sob essas condições, a temperatura cai. A mínima prevista é de 19ºC e a máxima fica em 2ºC.

No Litoral do Paraná, também há previsão de temporal, mas com menor intensidade no período da tarde. Entretanto, durante a noite, a previsão é de chuvas mais fortes. O Centro de Hidrografia da Marinha (CMH) do Brasil, inclusive, emitiu um alerta de ressaca para a região entre a noite de terça-feira e a manhã de quinta-feira (14). As ondas podem chegar a 3 metros de altura.

Em Guaratuba e Matinhos, a frente fria não derruba consideravelmente as temperaturas. A máxima prevista é de 27ºC e a mínima de 21ºC. Em Paranaguá e Pontal do Paraná, os termômetros atingem 28ºC no início da tarde, com a mínima em 22ºC no começo da manhã.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]