• Carregando...
Água do Rio Iguaçu apresentou teste anormal.
Água do Rio Iguaçu apresentou teste anormal.| Foto: Antônio More/Agência de Notícias Gazeta do Povo/Antônio More/Arquivo/Gazeta do Povo

Uma suspeita de contaminação na água captada no Rio Iguaçu acarretou em falta de água em 49 bairros de Curitiba e 6 da região metropolitana, nesta terça-feira (15). Cerca de 900 mil pessoas ficaram sem abastecimento. Segundo a Sanepar, quem segue recebendo água não tem motivos para se preocupar com a qualidade do produto entregue pela empresa.

WhatsApp: receba um boletim diário com notícias do Paraná

A anomalia é investigada na qualidade da água do rio Iguaçu, no Canal de Água Limpa, que serve de captação para a Estação de Tratamento de Água (ETA) a maior da Região Metropolitana, com capacidade de produção de até 3.600 litros por segundo. As informações são da Sanepar.

“Ontem (segunda) começou a se identificar a qualidade da água captada antes do tratamento, por isso a suspensão para verificação da qualidade dessa água. Estamos trabalhando com o IAT para identificar a fonte desta anomalia, não descartamos o risco de sabotagem, algo não natural”, disse Julio Gonchorosky, diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, em entrevista ao Meio Dia Paraná, da RPC TV.

A empresa iniciou seu Protocolo de Atendimento a Emergências Ambientais, buscando auxílio do Instituto Água e Terra (IAT) para identificação da fonte de contagio.

Com a suspensão do fornecimento, a Sanepar impediu que houvesse queda na qualidade da água distribuída. A empresa realiza testes de qualidade nas estações a cada meia hora e os testes realizados na ETA Iguaçu identificaram elevada turbidez com índices de qualidade abaixo do padrão adotado pela companhia.

Por causa desse quadro foi necessário adotar medidas preventivas de suspensão de produção e fornecimento de água para alguns bairros de Curitiba e São José dos Pinhais, em uma área que reúne cerca de 900 mil pessoas.

Os bairros afetados em Curitiba são: Água Verde, Guaíra, Parolin, Prado Velho, Rebouças, Fanny, Boqueirão, Capão Raso, CIC, Fanny, Fazendinha, Hauer, Lindóia, Novo Mundo, Pinheirinho, Portão, Santa Quitéria, Seminário, Vila Izabel, Xaxim, Fazendinha, Cabral, Juvevê, Hugo Lange, Alto da Glória, Centro, Jardim Social, Bacacheri, Alto da XV, Batel, Cajuru, Uberaba, Bigorrilho, Campo Siqueira, Vila Izabel, Barrerinha, Ahú, Boa Vista, São Lourenço, Abranches, Bom Retiro, Mercês, Pilarzinho, São Francisco, São Lourenço, Vista Alegre, Cascatinha, São João e Centro Cívico.

Em São José dos Pinhais: Guatupê, Jardim Ipê, Cidade Jardim, Jardim Cristal, Ipê e Academia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]