• Carregando...
Ambulância de cães e gatos de Curitiba equivale a uma UTI móvel do Samu voltada para  animais.
Ambulância de cães e gatos de Curitiba equivale a uma UTI móvel do Samu voltada para animais.| Foto: Daniel Castellano / prefeitura de Curitiba

Os cães e gatos de Curitiba ganharam um serviço de saúde exclusivo: uma ambulância para atendimentos emergenciais, uma espécie de Samu dos animais. A Unidade de Resgate Animal está em funcionamento desde segunda-feira (30) e atende cães e gatos de rua acidentados, em situação de risco ou agressivos por meio de pedidos feitos pela Central 156 da prefeitura.

O atendimento faz parte dos serviços oferecidos pelo Centro de Referência de Animais em Situação de Risco (Crar), na CIC. Ao serem resgatados, os animais recebem atendimento exclusivo com um médico veterinário e um auxiliar de primeiros socorros da empresa Clinicão, contratada pelo município para o serviço.

Para auxiliá-los no atendimento, o veículo é adaptado com equipamentos médicos tão completos quanto os disponíveis em ambulâncias para humanos. No interior da ambulância há maca para imobilização e remoção dos animais, cilindros de oxigênio, gaiola para acomodações dos cães e gatos, material de imobilização de fraturas e instrumentos necessários para primeiro atendimento de traumas.

Ambulância que vai atender cães e gatos de Curitiba
Ambulância que vai atender cães e gatos de Curitiba| Daniel Castellano / Gazeta do Povo

Após passar pelo atendimento na ambulância, os cães e gatos são encaminhados para o Crar ou aos hospitais veterinários que têm parceria com o município. Além disso, por se tratar de animais em situação de rua, eles são castrados, microchipados e encaminhados para adoção. O atendimento não é disponibilizado para animais que não estejam enquadrados nas características citadas.

Leia também: Após 5 anos, jacarés que vivem perto de escola em Caiobá serão realocados

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]