• Carregando...
 | Cecilia Tumler /Gazeta do Povo
| Foto: Cecilia Tumler /Gazeta do Povo

Quatorze novos ônibus foram entregues pela prefeitura de Curitiba nesta terça-feira (7). A frota inclui veículos para substituição de coletivos antigos em Interbairros e Alimentadores. Os ônibus foram exibidos nesta tarde em um evento no Museu Municipal de Arte (MuMA), no espaço Portão Cultural, onde o prefeito Rafael Greca prometeu outros 101 veículos novos até o fim do ano.

Os ônibus, dentre os quais 10 são articulados, começarão a circular na manhã desta quarta-feira (8). Ainda não foram definidas as linhas específicas que serão operadas, mas, segundo o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, a região Sul é a mais propensa a recebê-los. “O motivo é que a parte Sul da cidade é uma das que têm a frota de alimentadores mais antiga - e consequentemente mais precisa de substituição”, explica Maia. Esses ônibus, no entanto, são intercambiáveis, e podem ser realocados a qualquer momento.

Leia também: Carregador de celular na tomada pode ter causado incêndio em apartamento no Juvevê

Com os novos veículos, a gestão Greca chega a um total de 49 coletivos inaugurados desde dezembro do ano passado, quantidade que integra a soma de 150 ônibus novos estimados entre 2017 e 2018. Mas ainda não há estimativa precisa para as próximas frotas. “Ainda precisamos encomendar mais ônibus. Eles levam de 3 a 5 meses para ficar prontos”, conta Greca. Ou seja, para cumprir a promessa, 101 veículos precisar ser produzidos e entregues até dezembro.

Veja também: Greca volta a anunciar Ligeirão até o Capão Raso, mas para 2019

O motivo da renovação da frota é a obsolescência dos ônibus da cidade, confirmada pelo presidente da Urbs: “Hoje temos uma frota com idade média de 7 anos, e o ideal é de 5 anos”, reconhece Maia.

Câmeras

A frota nova já vem com câmeras de segurança instaladas. “Elas são ligadas à central de monitoramento da cidade e mais tarde serão acopladas com a central da muralha digital, sistema a ser inaugurado no ano que vem”, explica o prefeito.

Nos carros convencionais, que geralmente fazem as linhas alimentadoras, são cinco câmeras. Já nos veículos articulados, são seis, e nos biarticulados, oito. Os aparelhos foram instalados direcionados às portas, ao cobrador e ao painel do motorista. Apesar de serem fixas, as câmeras podem ser giradas no próprio eixo, mas para isso é necessário uma chave especial, segundo a Urbs.

Acessibilidade

Todos os 14 veículos têm dois espaços adaptados para cadeirantes - uma melhoria com relação a modelos anteriores, onde apenas um espaço era disponibilizado.

Além disso, a nova frota conta com identificação do veículo em braile próximo aos bancos preferenciais e também aos espaços de cadeirantes. Essa identificação permite que deficiente visuais façam comentários, reclamações ou elogios sobre aquele veículo e linha, por meio do telefone 156.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]