• Carregando...
Usuário pode marcar problemas em seu caminho | Denis Ferreira Netto/Tribuna do Paraná
Usuário pode marcar problemas em seu caminho| Foto: Denis Ferreira Netto/Tribuna do Paraná

Um aplicativo curitibano vem ajudando pessoas com algum tipo de dificuldade de locomoção a apontar os problemas de acessibilidade que encontram no dia a dia da cidade. Batizado de Moovids, o app funciona como uma mistura de Waze com Trip Advisor, usando a geolocalização do aparelho para indicar locais próximos do usuário que possam se tornar algum tipo de obstáculo de mobilidade.

O serviço foi criado pelo técnico em tecnologia Valmir Marques, de 35 anos, enquanto cursava o mestrado na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). A ideia, contudo, rompeu a barreira do universo acadêmico e chegou aos celulares do mundo todo. Segundo ele, a proposta é justamente ajudar esse público a traçar o melhor trajeto antes de sair de casa.

Veja também: Com aumento de salário, governo do Paraná lança edital do PSS 2019 para professores

A lógica por traz do app é simples: enquanto circula pela cidade, o usuário pode marcar locais onde estão essas barreiras. Por enquanto, o aplicativo permite marcar buracos, obras, caçambas, escada, calçadas estreitas, falta de rampa de acesso e até alto índice de criminalidade. “Até o começo do ano que vem, será possível incluir outros ícones, de acordo com o que o usuário encontrar pelo caminho”, promete Marques.

Segundo ele, o Moovids foi testado com o apoio da Associação dos Deficientes Físicos do Paraná (ADFP) e já opera em diversas cidades do brasil e do exterior. Até o momento, ele é exclusivo dos sistemas Android, mas a promessa é que ele seja liberado em breve para iOS.

Leia também: Feiras da Primavera terminam nesta semana em Curitiba

Cobranças e parceria

Além de sinalizar aos demais usuários os obstáculos espalhados pelas ruas e calçadas da cidade, o Moovids ainda permite que esses pontos sejam fotografados, o que também pode ser usado para cobrar por melhorias. “Depois que o usuário identifica o problema e marca no mapa, dependendo da situação, nós levamos a questão ao conhecimento da administração municipal por meio de hashtags no Twitter, chamando a atenção e solicitando providências”, diz. “Estamos estudando a possibilidade de fazer uma parceria com o 156 da Prefeitura, para otimizar ainda mais o serviço”.

Além disso, o app conta também com um espaço para indicar locais e estabelecimentos comerciais que sejam acessíveis para cadeirantes, por exemplo. É possível marcar ruas, lojas, restaurantes, cafés e bares que possuam infraestrutura adaptada como banheiros, elevadores, rampas de acesso, sinaleiros com alerta sonoro, entre outros.

Leia também: Prefeitura define regras para isenção na taxa do lixo; saiba como vai funcionar

Para o presidente da ADPF, Mauro Nardini, a iniciativa facilita a vida não somente dos cadeirantes, mas também de qualquer portador de necessidades especiais ou cidadãos que, por qualquer motivo, precisam saber que tipo de obstáculos podem ser encontrados no percurso: como quem empurra carrinho de bebê, por exemplo.

“A possibilidade de podermos contribuir para facilitar a mobilidade das pessoas deve ser encarada como uma vantagem e também como um grande avanço. Para quem tem algum tipo de dificuldade de locomoção, saber onde circular e onde encontrar espaço adaptado é mais do que simplesmente trafegar com mais facilidade: é sinônimo de qualidade de vida”, finaliza.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]