• Carregando...
Aplicativo do cartão de EstaR Digital já pode ser baixado; saiba como vai funcionar
| Foto: Diivulgação/Zul Digital

Pelo menos dois aplicativos estarão disponíveis para os motoristas curitibanos no início da operação do EstaR Eletrônico, na segunda metade de fevereiro. As ferramentas foram as duas primeiras homologadas pela Urbs para operarem o serviço, mas o número pode aumentar, já que os pedidos para homologação podem ser feitos a qualquer tempo.

Um dos apps homologados, o Zul Digital, que também opera em Belo Horizonte, Fortaleza, Salvador e São Paulo, já está disponível na Apple Store e na Google Play para que os usuários possam se familiarizar com o sistema. O outro está sendo desenvolvido pela Inova Soluções em Tecnologia e Gestão, responsável pelos aplicativos Zona @zul Fácil SP, para o estacionamento rotativo do município de São Paulo, e Faz Digital, disponível para Belo Horizonte, Fortaleza e Salvador.

Com o novo sistema, que ainda não tem data certa para começar a funcionar, os cartões de EstaR serão substituídos por créditos eletrônicos, que poderão ser adquiridos em estabelecimentos comerciais credenciados ou diretamente nos aplicativos, com pagamento por cartão de crédito e boleto bancário. Outras formas de pagamento também podem ser previstas por cada desenvolvedor.

Totens para recarga

Quem, por qualquer motivo, não tiver acesso aos aplicativos disponíveis poderá adquirir esses créditos diretamente nos pontos de venda fixos, que estarão distribuídos dentro dos setores do Estacionamento Regulamentado. Serão pelo menos 50 pontos para cada aplicativo. Está prevista ainda a instalação de totens em ruas onde não há pontos comerciais para facilitar esse processo.

Cada crédito, que terá valor definido pela Urbs nos próximos dias, corresponderá a uma hora de EstaR. A ativação de um ponto de estacionamento sempre ocorrerá com o uso de, no mínimo, um crédito. Caso precise ficar ali por mais tempo - e o setor permitir o estacionamento por duas ou três horas, o usuário poderá renovar o período sem precisar ir até o carro.

Por outro lado, se o motorista retirar o carro do lugar, ele deverá “desativar” o ponto de estacionamento, livrando a vaga para outras pessoas e recebendo de volta a parte do crédito que corresponde ao período não utilizado. Vale lembrar que o fracionamento do EstaR considera períodos de 15 minutos. Assim, se o veículo ficar estacionado durante 40 minutos, o aplicativo vai considerar que 45 minutos foram utilizados e devolverá ao usuário o valor correspondente a 15 minutos.

Para evitar ser multado, motorista poderá estender prazo de estacionamento pelo celular
Para evitar ser multado, motorista poderá estender prazo de estacionamento pelo celular| Aniele Nascimento / Gazeta do Povo

A mudança no sistema implica também novidades na fiscalização, que será feita eletronicamente, a partir dos dados de cada vaga. Ao verificar que um carro está irregular, o fiscal vai tirar uma foto e deixar uma notificação no para-brisas do carro, como já ocorre hoje. Com a notificação em mãos, o motorista deverá acessar o site da Urbs para pagar a taxa de regularização. Todo o processo de regularização será online.

Aplicativos

Todo aplicativo homologado pela Urbs deverá atender a requisitos mínimos estabelecidos pela empresa que gerencia o transporte na capital. Ainda assim, cada um deles poderá ter características únicas, desde a aparência até políticas de descontos.

O app Zul Digital, por exemplo, prevê o pagamento via Apple e Google Pay, Masterpass, cartão de débito e transferência bancária, além do cartão de crédito e do boleto.

Ao baixá-lo, o usuário deverá preencher um cadastro com dados como nome, e-mail, data de nascimento, CPF ou CNPJ, além de modelo e placa do veículo. Em seguida, ele deverá comprar os créditos. Na versão disponível do Zul Digital, a compra mínima é de R$ 20 e a máxima de R$ 80.

Para estacionar, é só verificar se o app marca em seu mapa o local correto e ativar o estacionamento. O próprio aplicativo identifica automaticamente a regra local para o motorista e informa o tempo máximo permitido naquele espaço, além de alertar quando ele estiver acabando.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]