• Carregando...
Pela tela do celular, veranistas podem encontrar o posto e guarda-vidas mais próximo | Albari Rosa/Gazeta do Povo
Pela tela do celular, veranistas podem encontrar o posto e guarda-vidas mais próximo| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

Veranistas que estão no litoral do Paraná podem usar a tela do celular para aproveitar ao máximo a praia durante a temporada. O Corpo de Bombeiros do estado lançou um aplicativo que oferece informações úteis para banhistas, como condições climáticas, localização de postos de guarda-vidas e a balneabilidade do mar. Batizado de Bombeiros Paraná, o serviço já está disponível tanto para sistemas Android quanto iOS.

Lançado no início da Operação Verão 2018/2019, o serviço foi desenvolvido a partir de um estudo realizado pela corporação em parceria com a Defesa Civil e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Leia também: No auge da temporada, parte do trapiche recém-reformado da Ilha do Mel despenca

Além das informações já citadas, ele traz a localização de quartéis, notícias, informações sobre como prestar primeiros socorros em diversas situações, como crises de asma, obstrução de vias aéreas e queimaduras, e dicas diversas de segurança na praia.

App raz informações úteis para os veranistas durante a temporadaPMPR

O app ainda emite alertas meteorológicos para todo o estado, os quais são baseados no Protocolo de Alerta Comum, da Organização Meteorológica Mundial. A organização é responsável por estabelecer os parâmetros de alertas sobre condições de clima e fornecer os dados que geram os avisos.

Leia também: Litoral do Paraná tem somente um ponto impróprio para banho; confira o mapa

Na tarde desta sexta-feira (04), por exemplo, há alertas de tempestade de raios para a região que vai de Morretes a Pontal do Sul, e para a Área de Proteção Ambiental de Guaraqueçaba e o Parque Nacional de Superagui. Há ainda aviso de chuvas intensas com raios e vendaval para Curitiba, o Litoral, a região de Londrina, e a região que vai de Pato Branco a Cascavel e Guarapuava.

Todos os alertas apresentam o tipo de fenômeno, a provável gravidade da situação e a data e a hora de início e fim da condição climática, além de orientar que as emergências sejam direcionadas para os número 193 e 199.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o aplicativo não exige cadastro e tem sistema interligado à plataforma do Governo Digital, o que permite que o cidadão tenha acesso a outros serviços do Estado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]