• Carregando...
Edifício Teixeira Soares, antiga sede da Rede Ferroviária, agora será o novo campus Rebouças da UFPR. | Aniele Nascimento/Aniele Nascimento
Edifício Teixeira Soares, antiga sede da Rede Ferroviária, agora será o novo campus Rebouças da UFPR.| Foto: Aniele Nascimento/Aniele Nascimento

Após dez anos de espera, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) inaugurou na manhã desta segunda-feira (25) seu campus no bairro Rebouças, em Curitiba. O campus vai funcionar na antiga sede da Rede Ferroviária Federal (RFFSA), extinta em 2000 e que teve o Edifício Teixeira Soares, na Rua João Negrão, próximo à Ponte Preta, no cruzamento com a Sete de Setembro, cedido pelo governo federal à universidade em 2008. Além do prédio histórico da administração da RFFSA, um anexo foi construído no mesmo terreno, ao lado do Shopping Estação.

Em 2009, a reitoria da UFPR chegou a anunciar o início da obra. Entretanto, problemas jurídicos e de orçamento dificultaram a conclusão. “Duas empresas envolvidas na licitação para construção de parte do edifício estão brigando até hoje na Justiça e isso causou um impasse durante as obras”, explicou o reitor Ricardo Marcelo Fonseca .

A demora, segundo o reitor, também interferiu no orçamento do novo campus, que ainda não está totalmente concluído por falta de recursos. “Vamos contar com o Ministério da Educação, o governo do Paraná e com a prefeitura de Curitiba para finalizá-lo”, espera Fonseca.

- Leia também - ProUni abre inscrições para bolsas de estudo em universidades terça-feira

A área que segue em obras é o anexo de 11,9 mil metros quadrados distribuídos em nove pavimentos de salas de aula. Além dele, também há projeto para a construção de mais um prédio. “Só que não temos previsão de quando eles serão finalizados. Então, estamos inaugurando hoje as áreas que já estão prontas e que podem ser usadas por nossos alunos”, afirmou o reitor.

Detalhes do interior do prédio histórico da Rede Ferroviária,, como o lustre, a escadaria e até o antigo azulejo, foram mantidosAniele Nascimento/Aniele Nascimento

O novo espaço já será ocupado no segundo semestre letivo de 2018 por estudantes do curso de Turismo e da pós-graduação em Educação, cujas aulas atualmente são no campus da Reitoria, no Centro. “A transferência de parte dos estudantes para a nova unidade ajudará a dar mais dignidade ao funcionamento acadêmico dos setores de humanas e de educação”, discursou o reitor na inauguração.

- Veja também - Onda de furtos em semáforos de Curitiba já gera R$1,5 milhão de prejuízo e complica trânsito

A inauguração do campus na antiga sede da RFFSA também deve desafogar o orçamento da UFPR. Isso porque as salas do campus da Reitoria que serão desocupadas com a transferência para o Rebouças serão ocupadas por setores que hoje funcionam em imóveis alugados, como a Editora UFPR, por exemplo. “Essa economia será muito importante nesse momento de crise”, pontua o reitor.

Infraestrutura

O novo campus conta com 10,5 mil metros quadrados divididos em quatro andares no Edifício Teixeira Soares, que possui saída para a Rua João Negro. Além disso, também possui um edifício anexo com mais 2, 1 mil metros quadrados onde serão instaladas a biblioteca, algumas salas e laboratórios do setor de educação. O prédio possui acesso pela Avenida Sete de Setembro e será utilizado como entrada principal de alunos.

Os alunos entrarão no novo campus pelo prédio anexo, na Avenida Sete de Setembro, ao lado do Shopping Estação.Aniele Nascimento/Aniele Nascimento

De acordo com o superintendente de infraestrutura da UFPR, o engenheiro Sérgio Braga, toda a obra seguiu critérios rigorosos, pois a estrutura é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Cultural (Iphan). “A fachada externa foi mantida e também detalhes do interior, como o lustre, a escadaria e até o antigo azulejo no hall de entrada e nos corredores”, disse.

Além do cuidado com os detalhes históricos aliados à modernidade, Braga garante que a segurança também foi uma prioridade no projeto - passageiros que pegam ônibus bem na porta do Edifício Teixeira Soares são alvos constantes de assaltos. Para isso, o novo campus conta com um sistema de monitoramento com 54 câmeras dentro e fora da instituição. “E também temos uma central de monitoramento no local que possui contato direto com a equipe de segurança do prédio”, explica o engenheiro.

Uma das alunas ouvidas pela reportagem afirmou que há preocupação com a segurança na região, já que os arredores do novo campus são conhecidos pela falta de segurança. Segundo ela, o que os estudantes querem é se sentir seguros ao chegar e ao sair da UFPR.

Uma das salas de aula do novo campus Rebouças da UFPRAniele Nascimento/Aniele Nascimento

Estudantes preocupados

Outra preocupação dos estudantes é em relação ao improviso inicial das salas de aula, já que o prédio específico para receber os alunos ainda está em obras. “Nossas aulas começam já no dia 30 de julho e ainda não temos certeza de como será o espaço para nossas turmas e nem se teremos um Restaurante Universitário (RU)”, afirmou a aluna Janaina Bianco Lell, 21.

A diretora do setor de Ciências Humanas da UFPR, Lígia Negri, garante que não há motivo para ansiedade. “A área que está concluída possui salas suficientes para atender a quantidade de alunos que se deslocará para o novo campus. Haverá aulas e salas para todos”, adianta.

A UFPR ainda firmou convênio com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) para que seus estudantes utilizem o mesmo RU da instituição vizinha.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]