• Carregando...
Ao todo, 25 leitos do Hospital do Centro, em Campo Largo,  receberão pacientes do SUS | Levy Ferreira/SMCS
Ao todo, 25 leitos do Hospital do Centro, em Campo Largo, receberão pacientes do SUS| Foto: Levy Ferreira/SMCS

Depois de ter sua estrutura danificada por fortes chuvas em 2014 e passar quatro anos fechado devido aos danos, a antiga unidade do Hospital Nossa Senhora do Rocio, em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, foi reaberta na segunda (20). Agora, o espaço é chamado de Hospital do Centro e parte de seus 120 leitos será destinada para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Ao todo, 25 leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) receberão pacientes do SUS e os recursos para esses atendimentos serão disponibilizados pelo governo do Paraná de acordo com a quantidade e complexidade de procedimentos realizados no local. A estimativa da unidade é de que, mensalmente, o hospital possa receber R$ 1,4 milhão em recursos públicos.

Leia também: Prefeitura abre cadastro para vagas em escolas municipais de Curitiba

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Nardi, essa parceria com um hospital particular atende à proposta do governo de descentralizar os atendimentos de saúde a fim de reforçar os serviços na área em toda região de Curitiba. “Precisamos fortalecer essas parcerias não apenas com os municípios, mas também com prestadores de serviços para oferecer à população atendimento qualificado”, disse Nardi, em nota.

Para o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, os leitos disponibilizados fortalecem o Sistema Único de Saúde de toda grande Curitiba e auxiliam no atendimento realizado pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). “Esses leitos são valiosos para nós como retaguarda para as nove UPAs de Curitiba e para as outras UPAs das cidades da Região Metropolitana”, afirmou, ao site da prefeitura.

Veja também: Troca de semáforo por rotatória gera reclamações e acidentes na RMC

Fortes chuvas

O Hospital do Centro - primeira sede do Hospital do Rocio – foi fechado em outubro de 2014 após ser atingido por fortes chuvas de granizo que danificaram sua estrutura física e diversos equipamentos.

Na ocasião, os danos inviabilizaram o atendimento a 386 pacientes, que precisaram ser transferidos de forma emergencial para um novo complexo do Hospital do Rocio. O novo hospital ainda estava em fase final de construção. Ele foi inaugurado no mesmo ano com capacidade para realizar 4 mil atendimentos ao mês.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]