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 | /Reinaldo Penhalves/Arquivo Pessoal
| Foto: /Reinaldo Penhalves/Arquivo Pessoal

Uma peça fundamental da história do transporte público de Curitiba deve ser restaurada em breve. A Viação São José autorizou o restauro do primeiro biarticulado da cidade - sistema implantando na gestão do ex-prefeito Jaime Lerner em 1992 e que foi adotado por outras cidades, como Bogotá, Cidade do México e Rio de Janeiro. Com a decisão, evita-se que o ônibus tenha o mesmo destino de parte dos 33 biarticulados da primeira frota, encaminhados para desmanche em agosto de 2017.

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Chamado de ED001, o ônibus poderá ser restaurado com a condição de não gerar nenhum custo para a São José, empresa que adquiriu a Auto Viação Nossa Senhora do Carmo, proprietária original do ônibus. Isso significa que todos os recursos para a reforma terão de vir de doações ou parcerias.

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Um dos idealizadores da iniciativa, o engenheiro mecânico Eduardo Tows, gerente corporativo da Viação Cidade Sorriso - empresa parceira da São José -, explica que o trabalho de restauro será feito fora do horário de expediente. “Eu e mais cinco pessoas estamos envolvidas neste projeto, que por enquanto é um embrião sem prazo para ser concluído”, conta. Além do engenheiro mecânico, participarão do restauro outro gerente de manuteção, um busólogo (estudioso de ônibus), um motorista e o responsável pela operação de uma garagem.

O ED001 já foi lavado e a equipe conseguiu fazer o motor funcionar. Mas ainda há muito trabalho pela frente. “Precisamos rever a parte elétrica, trocar os pneus, o óleo e várias peças, entre outras coisas”, lista Tows, que trabalha com ônibus há 20 anos. Para os pneus e para o filtro de óleo, o engenheiro mecânico já conseguiu o contato de algumas empresas que se mostraram dispostas a ajudar. Já sobre a troca de peças, algumas puderam ser reaproveitadas de outros biarticulados da mesma frota.

Primeiro biarticulado em ação, quando ainda era cinza.Francisco José Becker/Arquivo pessoal

Uma das contrapartidas que o gerente pensa em oferecer a organizações que se oferecerem para ajudar é um bussdor - a exposição da marca da empresa no vidro traseiro do veículo. “Esse adesivo ocuparia metade do vidro traseiro do ED001. Na outra metade, penso em colocar fotos de todos que ajudaram com mão-de-obra”, sugere.

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O plano é que, depois de pronto, o carro seja exibido em alguns eventos. “Algumas ideias seriam sair com ele enfeitado com luzinhas na época de Natal, e usá-lo em eventos de lançamento de novos biarticulados”, exemplifica Tows.

Para visitas do público, em uma espécie de museu, por enquanto não há nenhum plano, mas o engenheiro levanta a possibilidade. Ainda assim, ressalta que o ED001 é um acervo privado da empresa.

Para os busólogos de Curitiba — estudiosos da história dos ônibus e apaixonados pelo tema — a notícia da reforma é uma conquista. “Fiquei muito contente quando soube. A comunidade de busólogos queria muito preservar o primeiro carro porque ele foi protótipo, modelo de testes da montadora”, conta o busólogo Francisco José Becker.

Empresas que quiserem firmar parceria ou fazer doações para a reforma, podem entrar em contato com o engenheiro pelo e-mail eduardotows@vcsorriso.com.br.

Cor prateada

Adquiridas pela Auto Viação Nossa Senhora do Carmo, hoje falida, as primeiras unidades do famoso busão tinham a cor prateada e capacidade para 280 passageiros. Foi somente em 1995 que todos os carros foram pintados de vermelho, cor que ainda permanece no ED001. “Eles eram prateados para seguir o padrão dos Ligeirinhos, que já existiam naquela época. Mas decidiram mudar para vermelho para melhorar a visibilidade, quando perceberam que os biarticulados acabavam se camuflando na neblina e na paisagem urbana”, conta o busólogo.

Os carros da primeira frota rodaram em Curitiba até 2002, quando foram aposentados e levados para a garagem da Viação São José, que adquiriu parte da massa falida da Carmo.

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