• Carregando...
O conserto foi realizado na manhã da última terça-feira (20) | Bruno Santos/Colaboração
O conserto foi realizado na manhã da última terça-feira (20)| Foto: Bruno Santos/Colaboração

Quatro dias após a Gazeta do Povo mostrar que o Farol das Conchas - localizado na Ilha do Mel, no Litoral do Paraná - estaria apagado desde o segundo semestre de 2017, ele voltou a funcionar. Funcionários da Marinha realizaram o conserto na tarde da última terça-feira (20) para que o monumento histórico desempenhasse novamente seu papel como instrumento de navegação. Ainda assim, o ponto turístico segue com aspecto de abandono, repleto de ferrugem e danificado.

Segundo moradores da ilha, o farol estava apagado há cerca de seis meses e, até a última terça-feira, nenhum movimento referente à manutenção teria ocorrido no local. “Estamos há meses vendo tudo apagado, o que é um claro sinal de que a Ilha do Mel está carente de atenção e suporte”, afirmou o fotógrafo Bruno Santos, um dos idealizadores da campanha “Acenda o Farol”, lançada na última semana para chamar a atenção das autoridades a respeito do caso.

Veja também: Lava-car oferece limpeza completa do carro a R$ 20 e R$ 30 em ação solidária

Já a Capitania dos Portos do Paraná informou que o problema foi constatado pela Marinha na última semana de fevereiro, quando a instituição teria iniciado o processo de reparo. “Fizemos todo esforço possível para restabelecer o sinal do farol o mais rápido possível”, disse o capitão dos Portos do Paraná, Germano Teixeira da Silva.

Pedido de restauração

Com seu papel para sinalização náutica restabelecido, a população da ilha pede agora que o monumento seja preservado e restaurado. “Falta cuidado com o paisagismo no local e com a aparência externa do farol, que está com vidros quebrados e cheio de ferrugem”, reclamou o morador Gustavo Schiavon.

O monumento apresenta vidros quebrados e muita ferrugemBruno Santos/Colaboração

Segundo o capitão, a Marinha está ciente da necessidade de um trabalho de revitalização no local. Por isso, ele informa que a capitania tem buscado parcerias com outros órgãos a fim de garantir essa manutenção e a conservação do farol. No entanto, não há nenhum projeto de restauro em andamento.

Ainda segundo a ele, o monumento tem sofrido diversos atos de vandalismo e, para que o ponto turístico seja preservado, é necessário apoio da população inibindo essas ocorrências e informando as autoridades competentes a respeito. O telefone para denúncias de depredação no local é (41) 3721-1542 e o e-mail para contato é o faleconosco.cppr@marinha.mil.br.

Patrimônio da humanidade

Em 1991, todo o trecho de Mata Atlântica entre a Ilha do Mel e a Serra da Juréia, - em Iguape, São Paulo - foi declarada Reserva da Biosfera pela Unesco. Já em 1999, passou a ser considerado Patrimônio Natural Mundial. Além disso, o Farol das Conchas é considerado um dos principais pontos turísticos da região, podendo ser avistado de quase todos os pontos da ilha.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]