• Carregando...
 | Letícia Akemi/Gazeta do Povo
| Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo

O veranico que tomou conta do inverno e esquenta os dias do curitibano deve permanecer por mais alguns dias. Nesta quinta-feira (19), em Curitiba, o tempo seco impede a formação de nuvens e faz com que o sol predomine com força ao longo de todo o dia — fazendo com que os termômetros alcancem temperaturas máximas dignas do verão. O termômetro fica entre 8ºC e 26ºC. Só que o frio já tem data para chegar, no fim de semana.

De acordo com a meteorologista do Simepar Ana Beatriz Porto, o calor desta quinta será bem parecido com o dos últimos dias. “Ainda há uma massa de ar quente estacionada sobre o Paraná e em outras regiões do país que impede a frente fria de avançar”, explica a especialista. “A frente fria avança pelo Sul até Santa Catarina e vai para o oceano. Ela não consegue chegar aqui”, avisa.

- Leia também - “Fiscais do esgoto” vão reforçar trabalho para reduzir o fedor em Curitiba

Segundo Ana Beatriz, o tempo segue tão seco nesta reta final da semana que vai dificultar até mesmo a formação de nuvens. Isso significa que, apesar de um início de manhã um pouco mais gelado, com temperaturas em torno dos 8º C, o dia deve ser bem quente, com a máxima chegando a 26º C. Segundo dados do Inmet, Curitiba está há mais de 20 dias sem chuva.

E esse cenário de baixa umidade e calor é algo que se repete em todo o restante do Paraná. Em Umuarama e Maringá, os termômetros chegam a 33º C ao longo do dia. A única exceção, de acordo com o Simepar, fica para o Litoral. “Essa região tem mais umidade por causa da proximidade com o oceano. Por isso, o tempo não fica tão quente e seco, como em outras áreas”, diz a meteorologista. Nas praias, a mínima é de 18° C e a máxima de 30º C.

- Veja também - Ligeirinho terá linha encurtada a partir do próximo fim de semana

Frio a caminho

Só que os entusiastas do fim de semana devem conter um pouco a empolgação, já que a previsão é de que o forte calor dos últimos dias não dure até o sábado. Segundo Ana Beatriz, o sistema meteorológico aponta para a entrada de uma frente fria no estado nos próximos dias.

“Esses dias de calor tendem a mudar no fim de semana. A entrada de uma massa de ar frio vai derrubar as temperaturas no sábado e domingo”, diz. Segundo ela, essa virada no tempo pode vir acompanhada de chuva. “Não que vá chover muito. Curitiba deve ter um aumento nas nuvens e, no máximo, alguns chuviscos”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]