• Carregando...
 | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Cerca de 106 mil multas por excesso de velocidades foram emitidas na Área Calma de Curitiba em 2018. O perímetro abrange cerca de 140 quadras entre as ruas André de Barros, Mariano Torres, Luiz Leão, Inácio Lustosa e Visconde de Nacar, na região central da cidade, e tem limite de velocidade de 40 km/h.

Do total de multas, 91.462 foram de infração de natureza média (excesso de velocidade de até 20% a mais do que o permitido). Houve ainda 9.547 infrações graves (de 20% a 40% a mais que o limite máximo de velocidade) e outras 5.522 gravíssimas (acima de 50%).

Motos barulhentas: Curitiba aperta o cerco contra escapamentos adulterados

“O número de acidentes melhorou, mas ainda falta a conscientização do motorista, de saber que está numa área de grande movimento de pedestres e que deve respeitá-los. Muitas vezes, principalmente fora do horário de pico, acabam abusando”, analisa a superintendente de Trânsito de Curitiba, Rosangela Battistela.

A Área Calma foi implementada em novembro de 2015 na tentativa de reduzir o número de atropelamentos e mortes em decorrência de acidentes de trânsito, atendendo a uma recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), que propôs às cidades que adotassem limites máximos de 50 km/h nas áreas urbanas.

Leia também: Apaixonado pelos ônibus de Curitiba, jovem cria sua própria frota em miniatura

Para Rosangela, a existência desse perímetro se mostrou positiva, mas reconhece que precisa de ajustes, especialmente para acomodar as bicicletas. “A nossa intenção é rever alguma coisa em relação ao perímetro e também melhorar a sinalização, ainda mais agora com as bicicletas compartilhadas. Queremos dar prioridade às bicicletas em alguns locais”, completa.

A intenção da prefeitura de Curitiba é reduzir o perímetro da Área Calma, no sentido da Rua Inácio Lustosa, mas ainda não há uma definição sobre o assunto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]