• Carregando...
Aulas presenciais na rede municipal voltam após recesso de julho
Aulas presenciais na rede municipal voltam após recesso de julho| Foto: Lucilia Guimarães/Arquivo SMCS

Em Curitiba, as aulas presenciais agora já têm data de retorno na rede municipal e pública de ensino. A Secretaria Municipal da Educação de Curitiba anunciou nesta quinta-feira (24) que prepara o retorno das aulas com a opção de ensino híbrido (presencial e videoaulas) para o segundo semestre deste ano letivo, que começa em 19 de julho, após o recesso escolar (de 2 a 18 de julho).

Mas o retorno será gradual: Em 19 de julho, voltarão ao atendimento presencial 50 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e 50 escolas com estudantes em maior vulnerabilidade social. As 100 unidades serão anunciadas em breve e representam um quarto das 400 escolas e CMEIs da rede municipal de ensino. A partir de 2 de agosto, todos que optarem pelo formato híbrido poderão retornar para a sala de aula.

Ao contrário de outros municípios do Paraná, que já aprovaram as aulas presenciais nas redes públicas, a capital decidiu aguardar o avanço da imunização dos professores. No início do ano, a rede municipal de Curitiba chegou a ensaiar uma retomada, mas as aulas presenciais acabaram interrompidas na sequência, com a explosão dos números da pandemia do coronavírus. A partir daí, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca (DEM), atrelou definitivamente uma eventual retomada à vacinação dos educadores.

Nesta quarta-feira (23), foi concluída a chamada de todos os trabalhadores da área da educação com mais de 18 anos (não apenas professores, mas também os funcionários em geral que trabalham nas escolas) para a primeira aplicação da vacina contra a Covid-19. A vacinação para o grupo aconteceu de forma escalonada, dos mais velhos para os mais novos. Assim, a data da segunda dose varia de acordo com a data da primeira aplicação e também de acordo com o tipo de imunizante administrado (se Coronavac, o tempo entre as doses é de quase um mês; se as vacinas são da Astrazeneca ou da Pfizer, por exemplo, o intervalo chega a três meses).

Modelo remoto ainda será uma opção

Devido à pandemia do coronavírus, a secretaria da Educação explica que as famílias podem optar por dois formatos, o híbrido (presencial e videoaulas) ou apenas o remoto (videoaulas e kits pedagógicos individuais). A consulta para os responsáveis pelos alunos escolherem o modelo de ensino será disponibilizada de 19 a 23 de julho no site da Secretaria da Educação.

Regras

A pasta explicou, ainda, que foi feito um documento, o “Protocolo de Retorno das Atividades Presenciais”, com uma série de regras para a nova rotina dos estudantes e funcionários.

O documento prevê, por exemplo, uso obrigatório de máscara, distanciamento entre as carteiras de 1,5 metro, horários alternados de intervalo, uso de álcool gel, tapetes sanitizantes, interdição de bebedouros coletivos, aferição de temperatura.

Além disso, a ocupação máxima será de 50% da capacidade, o que varia conforme o tamanho da escola. Para garantir os limites dentro das salas de aula, os estudantes serão divididos em grupos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]