• Carregando...
Helicóptero joga água no fogo em  Ilha Grande. | RPC/Reprodução
Helicóptero joga água no fogo em Ilha Grande.| Foto: RPC/Reprodução

Mais dois aviões, além do helicóptero, vão ajudar a controlar o incêndio que já devastou 20% da área do Parque Nacional de Ilha Grande, entre o Oeste e o Noroeste do Paraná e o Sudoeste do Mato Grosso do Sul. No último fim de semana, um helicóptero já havia sido usado, mas não foi suficiente. As primeiras chamas foram registradas no último dia 11 e, até esta quarta-feira (20), já haviam se alastrado por mais de 15 mil dos 78 mil hectares da área de preservação.

Segundo a administraão do parque, as duas aeronaves que começaram a operar na ajuda de combate ao incêndio nesta quarta têm capacidade de carregar 3,6 mil litros de água por tanque. O helicóptero continuará a ser usado principalmente para o transporte das equipes que atuam para manter áreas afastadas do fogo.

“A gente não vencia. O helicóptero jogava água, o fogo apagava, mas dez minutos depois as chamas voltavam”, relatou Tersio Abel Rezenti, analista ambiental do parque.

Segundo Rezenti, as chamas começaram na Ilha Grade, a maior do parte, e seguiu nas direções Norte e Sul da Ilha. Dias depois, chamas tomaram conta da parte continental do parque. Nesta quarta, eram dois os grandes focos que continuavam a exigir o trabalho de combate: o que seguia sentido Sul da Ilha e o da parte continental.

Causa

O analista ambiental acrescenta que são duas as hipóteses que podem explicar o incêndio: condições meteorológicas e uma possível intervenção humana.

“Se a gente encontrar o local exato onde o fogo começou, podemos saber se foi raio ou se foi proposital. Vamos analisar os dados meteorológicos para saber se caiu raio no local no dia”, completou Rezenti.

O Parque Nacional de Ilha Grande é uma área de preservação de Mata Atlântica e abriga vários animais ameaçados de extinção, entre eles a onça-pintada, a onça parda e o papagaio-de-peito-roxo .

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]