• Carregando...
Volume de lixo nas praias neste verão supera o do ano passado.
Volume de lixo nas praias neste verão supera o do ano passado.| Foto: Albari Rosa/ Arquivo/ Gazeta do Povo

Nas duas primeiras semanas da Operação Verão no Litoral, entre os dias 20 de dezembro de 2019 e 1.º de janeiro de 2020, foram coletadas 177, 7 toneladas de lixo nos 48 km de praias de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná. A média é de 13,6 toneladas por dia, praticamente um caminhão de lixo lotado diariamente só na areia da praia, sem contar o lixo produzido nas residências e comércio.

O dia de praias mais sujas foi justamente no réveillon, que registrou aumento na produção de lixo em relação ao ano novo de 2019. Na quarta-feira, 1.° de janeiro, foram recolhidas 30, 5 toneladas de resíduos nas praias – ou seja, 17% do total de recolhido nas duas primeiras semanas de temporada. O volume é 25% maior do no ano novo de 2019.

Distribuição de sacolas

Fora o réveillon, a média diária de coleta de lixo nas praias na temporada 2019/2020 tem sido de 12,2 toneladas. Durante a Operação Verão, a responsabilidade da coleta do lixo é da Sanepar. A Sanepar está distribuindo sacolas plásticas nas praias para que os próprios banhistas recolham seu lixo. Há também 300 tambores espalhados pelas areias para receber os resíduos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]