• Carregando...
Passeios gratuitos em carrossel estão entre as novas atrações do Passeio Público, inaugurado em 1886
Passeios gratuitos em carrossel estão entre as novas atrações do Passeio Público, inaugurado em 1886| Foto: Lineu Filho / Tribuna do Paraná

Há quem diga que a concorrência será acirrada com as apresentações do Coral do Palácio Avenida e com a Roda Gigante da Praça Santos Andrade. O Passeio Público vem passando por reformas desde 2017, o que inclui deixar o local mais iluminado, seguro e bonito. A entrega das obras aconteceu no último domingo (24), com a celebração do espetáculo Natal na Ilha das Ilusões, que faz parte da programação do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais. Além de luzes, cores e flores, passeios de graça em um carrossel gigante e um trenzinho elétrico fazem a alegria da criançada. A Guarda Municipal (GM) de Curitiba também reforçou a segurança no entorno.

Quem estava acostumado a ver um local mal iluminado, com poucas pessoas andando por ali, ao cair da noite, se surpreendeu com o tamanho da fila de crianças no carrossel e no trenzinho, o que indicava a presença de muitas famílias durante a encenação do auto de Natal.

E o horário desse reencontro dos curitibanos com o Passeio Público foi o mais incomum: perto das 19h. Algo que seria improvável antes das reformas. “Minha mãe me levava lá desde que eu tinha 8 anos. Gostávamos de ver os macaquinhos e fazer piquenique. Hoje eu tenho família e gostaria de frequentar mais o Passeio. Mas, ultimamente, tinha muito usuário de droga, mulheres que usavam roupas ousadas ali na frente, não era lugar para ir em determinados horários. Só que, no domingo, quando entramos, vimos que o lugar se tornou mais familiar. Traz segurança ver a Guarda Municipal ali na frente, deu para sentir um local mais aconchegante”, contou o motorista de aplicativo Roberto Moreira, 40 anos.

Moreira explicou que soube das atrações de Natal pela televisão. Resolveu ver de perto, com a esposa e a filha, como tinha ficado o Passeio Público. Este ano, o motorista já não sabe dizer qual é a atração mais legal na cidade. “Aqui está bonito. Em outros anos, fui no Coral do Palácio Avenida, Roda Gigante, já fui ver aquela casa que fica iluminada no Umbará, mas a ideia de ter uma programação no Passeio Público me atraiu bastante. A concorrência está forte com os outros lugares. Eu falo isso para os passageiros. Conto tudo o que a cidade tem de bom”, disse.

Reforço na segurança

A Guarda Municipal informou que fará um reforço das rondas durante os eventos da programação de Natal da Prefeitura. Segundo a GM, as rondas serão reforçadas tanto no Centro quanto nas administrações regionais da cidade. Esse reforço já começou com o início da programação de Natal da Prefeitura, no final de semana passado.

Atrações trazem famílias de volta ao parque centenário
Atrações trazem famílias de volta ao parque centenário| Lineu Filho / Tribuna do Paraná

Além do reforço na guarda, conforme o prefeito Rafael Grega (DEM) havia anunciado em seu Facebook, a revitalização entregue no domingo trouxe postes maiores e com iluminação mais potente e econômica para ajudar a segurança. Até que se conclua todo o projeto, o número de postes deve mais que dobrar: de 45 para 123. Os novos postes terão 5 metros de altura e lâmpadas LED, mais potentes que as comuns. A nova iluminação também vai diminuir em até 70% a conta de energia elétrica. Além da iluminação no interior do parque, o entorno também teve os postes renovados. Em setembro, 16 novos postes foram instalados com lâmpadas LED na calçada da Rua Luiz Leão, em um trecho de quase 500 metros do lado de fora do parque.

O Passeio Público também recebeu 40 mil novas flores nas cores vermelha, branca e rosa claro. Toda a área gramada foi recuperada. São mais de seis mil metros quadrados de grama para ornamentar os canteiros.

Atrações gratuitas

A programação de funcionamento do carrossel estilo veneziano e do trenzinho elétrico é diária, das 12h às 20h. Já a encenação do auto de Natal ocorre aos sábados e domingos, às 19h30. A entrada é de graça para as duas atrações. E a programação completa de tudo o que ocorre no Natal da cidade fica disponível no site da prefeitura de Curitiba.

Para a aposentada Marlene Tafner, 67 anos, que mora próximo ao Passeio Público, a emoção foi tanta na noite do último domingo que ela resolveu voltar com a filha e o neto na tarde dessa segunda-feira (25), para que eles pudessem curtir o espaço. “Eu achei fantástico. Vim ontem à noite, a convite do meu filho. Tinha muita gente. Convidei minha filha e trouxe meu neto. Tá lindo, florido, nunca tinha flores no Passeio. Vale a pena vir, ficou bem legal”, contou.

O neto da Marlene Tafner, Gustavo, de 12 anos, andou de carrossel e deu um pitaco. “Eu queria que o carrossel girasse mais rápido, porque eu já tenho 12 anos”, sugeriu. Ao ser perguntado se ele convidaria os amigos para ir até o Passeio Público, a resposta foi positiva.

A família Tafner não era a única a marcar presença no parque. Um grupo de crianças e adolescentes que participavam de um projeto de uma ONG também estava lá. “O projeto que fazemos termina com uma ação social, que hoje é o Passeio. Viemos e descobrimos os brinquedos bacanas. As crianças estão adorando. O Passeio Público já é superdivertido, incrível, tem árvores, bichos, as crianças adoram. Mas o toque do Natal deu um acréscimo e acho que isso atrai ainda mais as famílias”, disse a psicóloga da Adriana Cristina Araújo Bini, 43 anos, da Associação Gente de Bem.

Fora o carrossel, o trenzinho elétrico e a encenação de Natal, no Passeio Público também traz a Casa do Papai no Noel e a Feira Gastronômica, todos com entrada franca.

Serviço

  • Carrossel - data: de 24/11 a 6/1
    Horário: das 12h às 20h
  • Trenzinho - data: de domingo (24/11) a 23/12
    Horário: 12h às 20h
  • Natal na Ilha da Ilusão - data: estreia no domingo (24/11). Depois, todos os sábados e domingos, até 15/12
    Horário: 19h30
  • Casa do Papai Noel - datas: domingo (24/11) e dias 28, 29 e 30/11. Em dezembro, de quinta-feira a domingo. Até 23/12.
    Horários: quintas e sextas, das 16h às 20h; e sábados e domingos, das 14h às 18h
  • Feira gastronômica - data: de 24/11 a 22/12 (de quarta a domingo).
    Horário: de quarta-feira à sábado, das 16h às 21h, e domingo das 11h às 22h.
Conteúdo editado por:Marcos Tosi
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]