• Carregando...
Bar usou a sinalização de “Pare” para convidar pessoas a consumirem em seu estabelecimento. | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Bar usou a sinalização de “Pare” para convidar pessoas a consumirem em seu estabelecimento.| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Os motoristas que passaram nos últimos dias pela esquina das ruas João de Oliveira Passos e Carlos Augusto Cornelsen, no bairro Bom Retiro, em Curitiba, se surpreendiam com uma mensagem debaixo da sinalização indicativa de “Pare”. Uma outra placa, no mesmo formato da de trânsito, com a frase “E beba um chopp”, convidava os motoristas a pararem em um bar na região. A brincadeira, entretanto, é uma infração ao Código Brasileiro de Trânsito (CBT).

De acordo com os motoristas que circulam na região e vizinhos, a placa começou a aparecer após a inauguração de um do bar. Ela era colocada e removida em diferentes momentos do dia. Entretanto, conforme o artigo 81 do código, a atitude do bar corresponde a uma interferência na sinalização de trânsito, o que é proibido e está sujeito a penalidades por distrair os motoristas. Fora o fato de a mensagem com a placa de trânsito poder servir de incentivo para que os motoristas consumam álcool.

- Leia mais - PRF flagra motorista a 161 km/h em trecho da BR-116 no Paraná

“Nas vias públicas e nos imóveis é proibido colocar luzes, publicidade, inscrições, vegetação e mobiliário que possam gerar confusão, interferir na visibilidade da sinalização e comprometer a segurança do trânsito”, diz o código 81 do CBT.

Após a Gazeta do Povo entrar em contato pedindo explicações sobre a placa para esta reportagem, a Superintendência Municipal de Trânsito (Setran) foi ao local e solicitou à administração do bar que retirasse a frase “E beba um chopp”.

De acordo com a Setran, este é um tipo incomum de infração de trânsito. O responsável pela colocação da placa foi procurado pela reportagem, mas optou por não comentar o caso. O estabelecimento não foi autuado, apenas alertado para retirar a placa e não voltar a colocá-la junto com a sinalização de trânsito.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]