• Carregando...
Uma das bicicletas compartilhadas apreendidas pela Guarda Municipal nas mãos de um ladrão. | Guarda Municipal/Divulgação
Uma das bicicletas compartilhadas apreendidas pela Guarda Municipal nas mãos de um ladrão.| Foto: Guarda Municipal/Divulgação

Só dois dias após o sistema de compartilhamento de bicicletas começar a funcionar em Curitiba, duas unidades do aplicativo que oferece o serviço já foram alvo de ladrões . Dois homens , um de 27 e outro de 43 anos, foram presos pela Guarda Municipal (GM) na madrugada de quinta (24) tentando roubar duas bikes estacionadas em pontos da região central. Eles foram flagrados e as bicicletas, recuperadas.

Segundo a Guarda, o caso foi na Rua José Loureiro, por volta da 1h30. O primeiro a ser abordado carregava a bike no ombro. Enquanto os guardas o detiam, o outro ladrão passou pedalando pela equipe, que percebeu por causa do barulho do alarme da bicicleta, que estava disparado. Ao ver os agentes, o criminoso tentou fugir, mas sem sucesso.“Ele acelerou e tentou fugir, mas foi alcançado. Eles realmente não contavam que seriam vistos”, comentou o o inspetor Cláudio Augusto de Oliveira, da GM.

A dupla foi encaminhada à Central de Flagrantes , no bairro Portão. Eles foram indiciados por furto e ficaram presos. O rapaz, de 27 anos, já tinha passagens criminais por tráfico de drogas. As bicicletas devem ser devolvidas a empresa, para que seja feito o reparo e depois voltem a funcionar normalmente.

- Veja também - Acidente com idoso expões falha de segurançaem parque recém-inaugurado

O prefeito Rafael Greca criticou a ação dos ladrões. “Vai se ferrar quem roubar essas bicicletas, porque são chipadas. É coisa de coió roubar essas bicicletas”, declarou o prefeito ao entregar 52 novos ônibus para a frota do transporte coletivo na tarde desta quinta-feira (24).

Em nota, a Yellow diz estar em contato com a Guarda Municipal e demais órgãos para criar um canal de comunicação para “atuação coordenada nesse tipo de caso”. Segundo ela, o projeto único das bikes dificulta que elas sejam desmontadas e tenham as peças vendidas no mercado negro. “A bike é um projeto inteiro nosso e elas foram desenvolvidas de forma que nenhuma das peças possa ser usada em outras bicicletas”, explicou o diretor de marketing da empresa Yellow, que opera o sistema, na última terça. Além disso, os equipamentos também têm GPS que controla a localização das bicicletas 24 horas por dia.

“Importante ressaltar também que o usuário pode participar desta prevenção, fazendo denúncias tanto no próprio app como direto com a polícia, o que tem sido muito eficiente”, diz a startup.

Leia mais: Justiça marca primeira audiência do assassinato do jogador Daniel

As bikes

As bicicletas compartilhadas começaram a funcionar em Curitiba na última terça e, em muitos pontos, ficam disponíveis 24 horas por dia.

Nesse primeiro momento, as bikes estão disponíveis em um perímetro de 21 quilômetros quadrados que abrange os bairros Centro, Centro Cívico, Ahu, Cabral, Juvevê, Alto da Glória, Hugo Lange, Alto da XV, Batel, Seminário, Rebouças e Campina do Siqueira. Além disso, a empresa também oferece patinetes elétricos, que, por enquanto, terão operação limitada ao bairro Alto da Glória e no horário das 7h às 21h.

Ao contrário dos serviços tradicionais de bikesharing, o sistema da Yellow não depende de estações fixas para retirada e estacionamento de bicicletas. É possível retirar a bike ou o patinete no lugar em que ele estiver disponível. Para isso, a localização das bicicletas é atualizada em tempo real no aplicativo. O usuário também pode deixar em qualquer outro lugar dentro do perímetro em que a empresa opera. A orientação é apenas que as bikes sejam deixadas em locais apropriados, como paraciclos e vagas comum de veículos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]