Ato em defesa das universidades federais e contra a Reforma da Previdência em Curitiba
Ato em defesa das universidades federais e contra a Reforma da Previdência em Curitiba| Foto: Lineu Filho / Tribuna do Paraná

Estudantes e sindicalistas protestaram na noite desta terça-feira (13), no Centro de Curitiba, contra o projeto do governo federal Future-se, que muda o custeio das universidades federais. Após esse ato, uma nova manifestação foi marcada para 30 de agosto, com o objetivo de relembrar os 31 anos dos protestos de 1988.

NOTÍCIAS SOBRE CURITIBA: faça parte do nosso novo canal para receber mais matérias

Naquele 30 de agosto, policiais militares avançaram com cavalos, cães e bombas de efeito moral contra uma manifestação de professores que estavam em greve. Esses fatos ocorreram no mandato do ex-governador do Paraná e senador Álvaro Dias (Podemos). Eles protestavam por melhores salários e condições de trabalho na Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico, em Curitiba. Em 2018, quando a data completou 30 anos, Dias chamou o episódio de fake news.

Nesta terça, cerca de 5 mil pessoas participaram do ato que saiu da Praça Santos Andrade, em frente ao prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), segundo os organizadores. A Polícia Militar não divulgou nenhuma estimativa. Não houve registro de incidentes na manifestação. Estudantes e sindicalistas fizeram uma caminhada pelo Centro de Curitiba em direção à Boca Maldita e bloquearam algumas vias por alguns minutos.

O novo ato, marcado para dia 30 de agosto, ainda não tem horário e local definido. Mas há a confirmação da participação de frentes sindicais, como a APP Sindicato e Central Única dos Trabalhadores (CUT), além do apoio da União Paranaense dos Estudantes (UPES), responsável pela organização do ato desta terça.