Terminal de ônibus do Cabral, em Curitiba.
Terminal de ônibus do Cabral, em Curitiba.| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo/Arquivo

A Câmara Municipal de Curitiba vai encaminhar à prefeitura sugestão de passe livre no transporte público a passageiros que estejam procurando emprego. A isenção da passagem de ônibus valeria apenas no período da pandemia de coronavírus. A proposta do vereador Éder Borges (PSD) foi aprovada terça-feira (27) pelos vereadores em votação simbólica e será encaminha à prefeitura como sugestão de ato administrativo ao prefeito Rafael Greca (DEM).

Borges explica no site da Câmara que para a isenção entrar em vigor é preciso um acordo entre a Urbs - empresa municipal que gerencia o transporte coletivo na capital - e a Agência do Trabalhador, órgão do governo do estado que encaminha pessoas para vagas de emprego.

Com a pandemia, o transporte coletivo de Curitiba perdeu em 2020 quase metade dos passageiros em relação a 2019. Foram quase 100 milhões de passageiros a menos, totalizando 107,4 milhões ano passado, enquanto que em 2019 foram 203,9 milhões, redução de 47%. Com isso, o transporte público da capital está em regime emergencial, em que estão sendo pagos às empresas apenas custos variáveis e administrativos, como combustível, tributos e os valores das folhas de pagamento e benefícios. São suprimidas dessa conta a amortização e a rentabilidade das empresas. Com esse acordo, ainda segundo a Urbs, os custos do sistema passaram de R$ 78 milhões para cerca de R$ 40 milhões por mês, metade desse valor bancado pela prefeitura e a outra metade pela receita de passageiros.