Teste de coronavírus.
Teste de coronavírus.| Foto: Divulgação/Sesa

O boletim diário da Covid-19 publicado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Curitiba nesta terça-feira (11) mostra um aumento expressivo de casos de coronavírus na cidade. Segundo a SMS, a capital tem mais de 8 mil pessoas na fase ativa da doença, ou seja, com potencial de retransmissão do vírus. O número é cinco vezes o registrado na semana passada, quando haviam quase 1,6 mil casos ativos de Covid-19 em Curitiba - mais precisamente, 1.594.

As taxas de ocupação de leitos hospitalares também seguem aumentando. Dos 65 leitos de UTI SUS exclusivos para o tratamento de Covid-19 na capital, apenas 28 estavam livres nesta terça-feira (57% de ocupação) – há uma semana eram 44 leitos disponíveis (32%).

A oferta de leitos de enfermaria aumentou desde a última semana, mas mesmo assim a taxa de ocupação aumentou de forma relevante. Curitiba contava, segundo a SMS, com 161 leitos de enfermaria para tratamento de casos clínicos da doença nesta terça-feira. Destes, apenas 42 estavam vagos (74% de ocupação) – há sete dias eram 99 leitos disponíveis e 55 leitos vagos (44%).

O índice Rt, que quando está acima de 1 indica tendência de aceleração na transmissão do coronavírus vive uma oscilação brusca. Embora em queda, ainda explica a explosão de novos casos. O Rt chegou a ser, em média, de 0,87 no início de dezembro do ano passado, saltou para média de 3,16 no final daquele mês, e no último dia 5 (os dados mais recentes disponíveis) havia regredido para 1,8 - os dados são do painel Covid da prefeitura. Isso significa que naquela data, há pouco mais de uma semana, um grupo de 100 pessoas infectadas transmitia a doença para 180 pessoas.