Prefeitura lança edital para oferecer serviço de bicicletas compartilhadas na cidade. Foto: Lucilia Guimarães/SMCS
Serviço de aluguel de bicicletas deve voltar a Curitiba.| Foto: Lucilia Guimarães/SMCS

A Prefeitura de Curitiba lançou nesta sexta-feira (13) um edital de chamamento público para contratar empresas que vão oferecer o serviço de bicicletas compartilhadas em Curitiba - na prática, uma operação de aluguel dos veículos. Ele prevê às interessadas a implantação, instalação, manutenção e operação do sistema, que envolve bicicletas elétricas e/ou convencionais. Diferentemente do que ocorria na experiência anterior, finalizada há dois anos, agora as empresas terão que disponibilizar estações fixas para retirada e devolução da bicicleta.

De acordo com o edital, várias empresas poderão fornecer serviços em uma mesma área ou até mesmo na cidade toda. Não há restrição de regiões ou bairros da cidade. O sistema deverá funcionar 24 horas e sete dias por semana. Ficará a critério de cada empresa definir taxas de adesão e o valor cobrado pelo serviço. Os custos para implantação e manutenção do serviço ficarão a cargo das prestadoras.

Os documentos serão recebidos no dia 6 de junho, das 9h às 11h e das 14h às 17h, na sede da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, ou pelo e-mail smdt@curitiba.pr.gov.br.

LEIA MAIS: Curitiba prepara volta do sistema de aluguel de bicicletas